World Music Pedagogy: a apresentação de uma abordagem multicultural de educação musical
DOI:
https://doi.org/10.5965/23589252812024e03511Palabras clave:
Multiculturalismo, World Music Pedagogy, Educação MusicalResumen
O presente artigo focaliza a proposta de ensino multicultural de Música conhecida como world music pedagogy ou simplesmente world music, apresentando sua filosofia e sua história, bem como algumas das suas possibilidades e limitações para o contexto brasileiro, por meio de uma análise crítica. Para tal, foi procedida uma análise documental (SOUZA; GIACOMONI, 2021) em diferentes documentos que auxiliam no processo de entender o contexto histórico do desenvolvimento da world music pedagogy. Após isso, foi feita uma revisão bibliográfica (RANDOLPH, 2007) de artigos publicados em periódicos classificados nos estratos superiores da avaliação da CAPES, entre 2000 e 2020 que têm a world music pedagogy como referencial teórico ou foco central, o que possibilitou em uma visão geral do embasamento filosófico e metodológico dessa abordagem, que carece de um aprofundamento maior no contexto brasileiro.
Descargas
Citas
ABRIL, Carlos. Children’s Attitudes Toward Languages and Perceptions of Performers’ Social Status in the Context of Songs. International Journal of Music Education, v. 39, n. 1, pp.65–74, 2002.
ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de. Diversidade e formação de professores de música. Revista da ABEM, v. 24, pp. 45-53, 2010.
ANDERSON, William. Multicultural Music Education: Introduction. Music Educators Journal, v. 78, n. 9, p. 25-25, 1992
ARROYO, Margarete. Processos cognitivos e estilos musicais: fundamentos para uma educação musical intercultural. 1991. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1991.
BIERNOFF, Lara; BLOM, Diana. Non-Western Ensembles: Crossing Boundaries and Creating Interstices in Cross-Cultural Educational Contexts. Research Studies in Music Education, Number 19, 2002.
CAIN, Melissa. Celebrating musical diversity: Training culturally responsive music educators in multiracial Singapore. International Journal of Music Education 2015, Vol. 33, n. 4, 463 –475, 2015.
CAMPBELL, Patricia Shehan. Music education in a time of cultural transformation. Music Educators Journal; September, Vol. 89 Issue 1, pp. 27-32, 2002.
CANDAU, Vera; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Educação: na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 10, pp. 171-189, 2010.
CHANDRANSU, N. Integrating multicultural music education into the public elementary school curricula in Thailand. International Journal of Music Education, v. 37, n. 4, pp. 547–560, 2019.
CHEN-HAFTECK, L. In search of a motivating multicultural music experience: lessons learned from the Sounds of Silk project. International Journal of Music Education, v. 25, n. 3, pp. 223–233, 2007.
COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira. Multiculturalismo e Educação Musical: Levantamento Inicial do Estado da Arte Em Uma Pesquisa em Andamento. V SIMPOM 2018 - Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música. Anais..., Rio de Janeiro: UNIRIO, 2018.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Music in ours schools: A serach for improvement (Report of the Yale Seminar on Music Education). Washington D.C: Department of health, education, and welfare. Bulletin No 28, pp. 1-61, 1964.
GAY, Geneva. A Synthesis of Scholarship in Multicultural Education : Urban Education Program. [Oak Brook, IL] : [Washington, DC] :NCREL ; U.S. Dept. of Education, Office of Educational Research and Improvement, Educational Resources Information Center, 1994.
GORSKI. Paul C. A Brief History of Multicultural Education, 1999. Disponível em http://www.edchange.org/multicultural/papers/edchange_history.html, acesso em 01/05/2024.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 15. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HESS, Juliet. The Sankofa Drum and Dance Ensemble: Motivations for student participation in a school world music ensemble. Research Studies in Music Education, v. 32, n. 1, pp. 23–42, 2010.
ILARI, B., CHEN-HAFTECK, L., & CRAWFORD, L. Singing and cultural understanding: A music education perspective. International Journal of Music Education, v. 31, n. 2, pp. 202–216, 2013.
JOSEPH, Dawn. Tertiary educators’ voices in Australia and South Africa: Experiencing and engaging in African music and culture. International Journal of Music Education 2015, Vol. 33, n.3, pp. 290 –303, 2015
JOSEPH, Dawn; SOUTHCOTT, Jane. So much more than just the music: Australian pre-service music teacher education students’ attitudes to artists-in-schools. International Journal of Music Education v. 31, n.3, pp. 243 –256, 2013
KANG, Sangmi. The History of Multicultural Music Education and Its Prospects: The Controversy of Music Universalism and Its Application. Update: Applications of Research in Music Education. Vol. 34, n.2, pp. 21 –28, 2016.
KRAUS, E. The Contribution of Music Education to the Understanding of Foreign Cultures, Past and Present, Music Educators Journal, v. 53, n. 5, pp. 30–91, 1967.
LUEDY, E. Batalhas culturais: educação musical, conhecimento curricular e cultura popular na perspectiva das teorias críticas em educação. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, pp. 101-107, set. 2006.
MARSH, Kathryn. Making connections: A case study of pre-service music education students’ attitudinal change to indigenous music. Research Studies in Music Education, Number 15, decenber 2000.
McCARTHY, M. The role of ISME in the promotion of multicultural music education, 1953-96. International Journal of Music Education, v. 29, n. 1, pp. 81–93, 1997.
MELLO, M. I. C.; DIAS, Letícia G. Sobre Ratoeira e World music: Música e Relações de Gênero em Florianópolis. In: XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2007, São Paulo. Anais...(CD-Rom e on-line), 2007.
MENEZES, Pedro Martins de. Continuidades e rupturas no mercado da diferença: o caso da World Music. 2015. 356 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
MIGON, Cristiane Abreu. Possibilidades e limites de uma apreciação musical multi/intercultural nas escolas. Rio de Janeiro, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2015.
MOORE, Raldall, S. Influence of multicultural singing games on primary school children’s attentiveness and song preferences in music classes. International Journal of Music Education, n. 39, pp. 31-39, 2002
NETHSINGHE, R. Finding balance in a mix of culture: Appreciation of diversity through multicultural music education. International Journal of Music Education, v. 30, n. 4, pp. 382–396, 2012.
O’FLYNN, John. Re-appraising ideas of musicality in intercultural contexts of music education. International Journal of Music Education. V. 23, n.3, 191-203, 2005.
OMOLO-ONGATI, Rose A. Prospects and challenges of teaching and learning musics of the world’s cultures: an African perspective. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 21, pp. 7-14, mar. 2009.
PACHECO, Caroline Brendel. O uso de desenhos no estudo da percepção musical: um estudo preliminar com crianças. Revista Música Hodie, v. 7, n.1, 2007.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 1 ed. Sulinas: Porto Alegre, 2012.
RAJAN, R. S. Music education in Montessori schools: An exploratory study of school directors’ perceptions in the United States. International Journal of Music Education, v. 35, n. 2, pp. 227–238., 2017.
RANDOLPH, Justus. A Guide to Writing the Dissertation Literature Review. Practical Assessment, Research, & Evaluation. n. 14, 2007.
REIMER, Bennett. Music Education in Our Multimusical Culture. Music Educators Journal v. 79, n. 7, 21-26, pp. 1993.
ROBERT, A. C.; CHARLES, B. F.; CHARLES, E. B.; WERSEN, L. G. The Tanglewood Symposium: Music in American society. Music Educators Journal, v. 4, n. 3, pp. 49–80., 1967.
SANTIAGO, Renan; IVENICKI, A. Sentidos de Multiculturalismo: uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação musical. Revista da ABEM, v. 24, p. 55-70, 2016.
SANTIAGO, Renan; IVENICKI, ANA . Cultura, currículo e identidade (cultural): conceitos-base para uma educação musical multicultural. OUVIROUVER (ONLINE), v. 14, p. 438-450, 2018
SANTIAGO, Renan. Música(s) no plural!: o processo de planejamento, implementação e avaliação de um currículo multiculturalmente orientado Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
SCHIPPERS, Huib. Intercultural Music: Designing the intercultural music education of the future – the development of a world music centre in Portugal. International Journal of Music Education, n. 35, pp. 59-62, 2000.
SILVERMAN, Marissa. I drum, I sing, I dance: An ethnographic study of a West African drum and dance ensemble. Research Studies in Music Education. V.. 40, n. 1, pp. 5 –27, 2018.
SOUZA, J. E. de .; GIACOMONI, C. . Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. Cadernos CERU, [S. l.], v. 32, n. 1, pp. 139-156, 2021.
THOMPSON, Kathy. A Critical Discourse Analysis of World Music as the `Other’ in Education. Research Studies in Music Education, v. 19, n. 1, pp. 14–21, 2002.
TOMLINSON, Michelle. A case study of diverse multimodal influences on music improvisation using visual methodology. International Journal of Music Education, v. 34, n. 3, pp. 271–284., 2016.
VOLK, Terese M. The History and Development of Multicultural Music Education as Evidenced in the "Music Educators Journal” 1967-1992. Journal of Research in Music Education, v. 41, n. 2, 137-55, 1993.
VOLK, Terese M. An application of Thai music of general and instrumental music programs. International Journal of Music Education. V. 24, n. 3, 243–254, 2006
VOLK, Terese. Music, Education, and Multiculturalism: Foundations and Principles. Oxford: Oxford University Press, 1994.
WALDEN, J. A pile of drums: Putting theory into practice in culturally diverse music education. International Journal of Music Education, v. 38, n. 1, 79–92, 2020.
WALLING, Catherine Bennett. Secondary choral directors’ multicultural teaching practices, attitudes and experiences in international schools, International Journal of Music Education, v. 34, n. 2, p. 196 –207, 2016.
WANG, Jui Ching; HUMPHREYS, Jere. Multicultural and popular music content in an American music teacher education program. International Journal of Music Education, v. 27, n. 1, 19–36, 2009.
WERNER, Robert J. A Review of the 1963 Yale Seminar. College Music Symposium, n. 49/50, pp. 101–104., 2009
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.