Sentir, validar e experienciar: conexões, pontes e aproximações entre saberes corporais
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2299Palabras clave:
Educação somática, Topografia corporal, Leitura corporalResumen
Este artigo tem como objetivo promover reflexões e intro- duzir questões acerca de processos educacionais e criativos no âmbito das Artes Cênicas. Para tanto, buscar-se-á discorrer sobre duas perspectivas: a pedagogia ou o sistema, sui generis, de matriz neoplatônica empreendido por François Delsarte e a visão filo- sófica e terapêutica da Leitura Corporal (LC) compartilhada por Nereida Fontes Vilela. A abordagem utilizada é a análise de conte- údo, servindo-se, também da perspectiva pedagógica das encruzi- lhadas de Antônio Simas e Luiz Rufino. Esse cruzamento de pensa- mentos, modos e saberes díspares revelam, cada qual a seu modo, que os sinais corporais são vias de acesso a conhecimentos enrai- zados em nossos corpos, que carregam histórias e que precisam ser sentidas, validadas e experienciadas.
Descargas
Citas
DECROUX, Etienne. Parole sul mimo. Roma: Dino audino edito- re, 2003.
LERRO, Luiz Daniel. Gli schemata degli orixas: azioni, gesti e atteggiamenti della cultura afro-brasiliana nelle metodologie pedagogico-teatrali. 2013. 343 f. Tese Doutorado em Estudos Teatrais e Doutorado em Artes Cênicas – Departamento de Musica e Espetáculo e Universidade de Bologna e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Bologna, Salvador, 2013.
MIRANDA, Evaristo Eduardo de. O Corpo. Território do Sagrado. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
VILELA, Nereida Fontes. O ser humano, uma unidade multidi- mensional. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).
______________________. 1o Centro de força. Centro de Estimulação da Adaptação, da Satisfação das Necessidades Básicas de Sobrevivência e de Evolução da Espécie. Belo Horizonte: digita- lizado, (s.d.).
______________________. 2o Centro de força. Centro de Organização das Relações Interpessoais Primárias e de Estimulação da Sexualidade. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).
______________________. 3o Centro de força. Centro da Identidade e da Individualidade. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).
______________________. 4o Centro de força. Centro Estimulador da Emocionalização, da Amorização, da Harmonização das Relações Humanas e da Objetivação e Sociabilização dos Impulsos Internos. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).
______________________. 5o Centro de força. Centro da Expressão Criativa e da Sexualidade Sutil. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).
______________________. 6o Centro de força. Centro da Percepção e da Síntese. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).
______________________. 7o Centro de força. Centro da Espirtualidade. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).
RANDI, Elena. Il magistero perduto di Delsarte. Dalla parigi romantica alla modern dance. Padova: Esedra Editrice, 1996.
STANISLAVSKI, Konstantin. La mia vita nell’arte. Firenze: La casa Usher, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.