Prática Pedagógica em Teatro na Prisão: relato de um giro epistmológico
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2359Palabras clave:
Prisão, Ensino-AprendizagemResumen
Este texto é uma mescla de relato de vivências e refle- xões acadêmicas sobre o processo de implantação do Teatro na Escola Estadual São José em Macapá (AP) localizada dentro do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) a partir de uma ação de pesquisa extensionista do Curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Entre invisibilidades e aproximações, apresentamos um processo de reavaliação da prática pedagógica em Teatro promovendo um giro epistemoló- gico nas metodologias do Teatro-Educação a partir das vozes de todos/as interlocutores/as participantes do projeto num diálogo pessoal/conceitual sobre os processos formativos presentes em ações de Teatro em Comunidades.
Descargas
Citas
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do Ensino do Teatro. Campinas – SP: Papirus, 2001. (Coleção Ágere).
NOSÉ, José Flávio Cardoso. O Teatro Amador a partir de dois P(s): Putas e Presos. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.
PAULA, Emerson de; FONSECA, José Flávio Gonçalves da. Formação em Teatro no Amapá e a Acessibilidade Cultural: encontros e revisões. In: PAULA, Emerson de, FONSECA, José Flávio Gonçalves da Fonseca (Org.). Acessibilidade Cultural no Amapá. São Paulo: e-Manuscrito, 2021.
ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. In: Cadernos de Subjetividade, v.1 n.2: 241-251. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, Programa de Estudos Pós Graduados de Psicologia Clínica, PUC/SP. São Paulo, set./fev. 1993.
SANTOS, Andressa da Silva; SILVA, Emerson de Paula. Teatro na Prisão: A Extensão e a Pesquisa como caminhos formativos em Pedagogia do Teatro. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./ dez. 2020.
SILVA, Emerson de Paula; DUARTE, Álvaro R. M. Liberdade e Criatividade a partir do Teatro na Prisão: Relato de experiência de uma prática teatral com mulheres em situação de cárcere na zona da mata mineira. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020.
SILVA, Emerson de Paula; FERREIRA, Frederico de Carvalho; MARQUES, Mayara Caroline da Costa. Trajetória da Pele: Teatro e Educação Penitenciária em Macapá. In: VASQUEZ, E.L; ABREU, A.A; FEIO, L.S.R. (Org.). Educação Penitenciária Amapaense: Pesquisa, demanda recorrente e formulação de política educa- cional. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. (Coleção Educar na Prisão e Escola, Vol 1).
SILVA, Emerson de Paula. Jogos Teatrais e Educação Penitenciária em Macapá. In: Revista Moringa Artes do Espetáculo, Dossiê A diáspora dos jogos teatrais no Brasil. João Pessoa, v. 11, n. 2, jul-dez/2020, p. 179 – 185.
Archivos adicionales
Publicado
Versiones
- 2023-04-11 (2)
- 2023-04-05 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.