Da literatura à cena
Jogos teatrais e apropriação literária na aula de Arte/Teatro no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092525252021188Palabras clave:
Pedagogia do teatro, Leitura compartilhada, Apropriação literária e teatralResumen
O artigo apresenta os resultados de uma Proposta Pedagógica2 de apropriação literária e teatral, a partir do romance “Dom Casmurro” de Machado de Assis, no contexto da disciplina
de Arte no Colégio Estadual São Cristóvão, em União da Vitória, Paraná, vinculada ao Mestrado Profissional em Artes - UDESC. Seguindo as orientações dos marcos legais da BNCC e das Diretrizes e Bases da Educação do estado do Paraná, investigamos as possibilidades de fomentar repertório para processos criativos teatrais na escola por meio da literatura, leitura
compartilhada, escrita colaborativa e jogos teatrais. A metodologia aplicada à prática foi de pesquisa-ação com procedimentos de pesquisa participante e pesquisa bibliográfica. Os principais conceitos em discussão são a leitura compartilhada (VIDOR, 2016), recepção literária (ZUMTHOR, 2000), o prazer e a fruição do texto (BARTHES, 2015), a apropriação no âmbito da literatura e do teatro (MARTINS, 2004), a escrita individual e colaborativa (NICOLETE, 2002), a composição cênica (PUPO, 2005; MARTINS, 2004). O processo de apropriação resultou em três cenas que foram construídas em conjunto e apresentadas como resultado à comunidade escolar.
Descargas
Citas
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ed. Moderna, 1983.
BARRETO Cristiane. A travessia do Narrativo para o Dramático no Contexto educacional. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J Guinsburg. 6ª Edição. Fortaleza, CE: 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 31 Mar. 2020.
MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação e jogo: experimento de aprendizagem e criação do teatro. São Paulo: Hucitec, 2004.
NICOLETE, Adelia. Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho colaborativo. Revista Sala Preta. São Paulo, SP: Vol. 2, p. 318-325, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p318-325. Acesso em: 15 Ago. 2020.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Arte. Curitiba, 2008.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva: Capes-SP: Fapesp-SP, 2005.
SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. Caderno de pesquisa. São Paulo (52): 19-24, fev. 1985. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1358.pdf. Acesso em 19 Jun. 2020.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 03 Out. 2019.
VIDOR, Heloise Baurich. Leitura e teatro: aproximação a apropriação de texto literário. 1. Ed. São Paulo: Hucitec; Florianópolis, SC: Fapesc, 2016.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.