Bordados de vida e arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020009Resumen
Para a professora Marcia Pompeo Nogueira (in memoriam)
Texto de autora convidada: Marina Henriques Coutinho
Descargas
Citas
BORBA, Juliano. Teatro de Vizinhos: comunidade, convívio e celebração. 2018, Tese de doutorado (PPGT/UDESC), orientação Flavio Desgranges.
CUNHA, Adriana Miranda. Meninas mulheres de Hillbrow: teatro comunitário e Pedagogia Ubuntu. 2020, Tese de doutorado, orientação Luciana Lyra.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 27 ed.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001a. 8 ed.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro, 9a.ed., 2001.
GONÇALVES, Nado. Prefácio. In: Ventoforte no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015 (p.7-11).
GUERRA, Rodrigo Benza. O Professor Dialógico: um aprendizado a partir do teatro intercultural na Amazônia peruana. 2013. Dissertação de Mestrado (PPGT/UDESC), orientação Marcia Pompeo Nogueira.
KOUDELA, Ingrid e JUNIOR, José Simões (org.). Léxico da Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
LIMA, Lia Alarcon. O Teatro em Comunidade no Contexto das ONGs. 2012. Dissertação de Mestrado (PPGT/UDESC), orientação Marcia Pompeo Nogueira.
NOGUEIRA, M. P. Formação de agentes culturais da juventude camponesa In: Práticas Artísticas: Participação e Comunidade. AGUIAR, R.; BEZELGA, I.; CRUZ, H (org.) 1 ed. Évora: CHAIA/UE Centro de História de Arte e Investigação Artística - Universidade de Évora, 2017, v.1. Disponível em: https://www. mexe.org.pt/media/filer_public/a9/3f/a93f445b-7b78-4645- a89e-e21180608780/ebook_2017.pdf
NOGUEIRA, M. P.; DE MEDEIROS PEREIRA, D. Curriculum: the contradictions in theatre education in Brazil. Research in Drama Education, v. 21, p. 126-133, 2016;
NOGUEIRA, Marcia Pompeo e FRANZONI, T. M. (Org.). Arte no Campo: perspectivas políticas e desafios. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2016. v. 1. 366p.
NOGUEIRA. M.P. Exploring theatre as a codification in agrarian reform settlements. RIDE-The Journal of Applied Theatre and Performance, v. 20, p. 349-352, 2015;
NOGUEIRA, M. P. Teatro e comunidades: experiências brasileiras. In: Práticas artísticas comunitárias. BEZELGA, I.; CRUZ, H RODRIGUES, P. S. (org.).1 ed. Évora: CHAIA/UE Centro de História de Arte e Investigação Artística - Universidade de Évora, 2015, v.1. Disponível em: https://www.mexe.org.pt/media/filer_public/ e8/15/e8159035-d6fc-49a6-8da3-187b29f34521/eirpac_2015.pdf
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Ventoforte no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.
NOGUEIRA, M. P.; Dimi Carmolinga. Isolation in Community Theatre. In: Tim Prentki. (Org.). Applied Theatre: Development. 1aed. Londres: BLOOMSBURY, 2015, v. 1, p. 135-149;
NOGUEIRA, M. P.; GONÇALVES, R. M.; PRENTKI, T. Betweenpopular traditions and forum theatre: Playing on the borders of Theatre of the Oppressed. Applied Theatre Research, v. 2, p. 183-195, 2014;
NOGUEIRA, M. P. (org.). Teatro na comunidade - conexões através do Atlântico. Florianópolis: UDESC, 2013.
NOGUEIRA, M. P. O método dialógico do teatro para o desenvolvimento e a recuperação de drogados. In: Revista Urdimento, v.2, número 17 (2011). Disponível em: http:// www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/ view/1414573102172011111
NOGUEIRA, M. P. (org.). Teatro na Comunidade: Interações, Dilemas e Possibilidades. Florianópolis: UDESC, 2009.
NOGUEIRA, M. P. Teatro e comunidade. In: Cartografias do ensino do teatro. FLORENTINO, A, TELLES. N (orgs.), Uberlândia: EDUFU, 2009.
NOGUEIRA, M. P. Teatro com meninos e meninas de rua: nos caminhos do grupo Ventoforte. São Paulo: Perspectiva, 2008.
NOGUEIRA, M. P; COUTINHO, Marina H. The Use of Dialogical Approaches for Community Theatre by the Group Nós do Morro. In: PRENTKI, Tim;
PRESTON, Sheila. (Org.). The Applied Theatre Reader. 1a ed. Londres e Nova York: Routledge, 2008, v. 1, p. 170-177.
NOGUEIRA, M. P. Thaught only by Reality, can Reality be Changed? In: Balfour, Michael; Somers, John. (Org.). Drama as Social Intervention. 1a ed. Concord: Captus Press, 2006, v. 01, p. 95-106.
NOGUEIRA, M. P. Reflections on the Impact of a Long Term Theatre for Community Development Project in Southern Brazil. Research in Drama Education, v. 11, p. 219-234, 2006;
NOGUEIRA, M. P. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com comunidades. Revista Urdimento 4/2002. p. 70-89. p.70. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index. php/urdimento/article/view/1414573101042002070
NOGUEIRA, M. P. Theatre for Development: an overview. Research in Drama Education, Oxford, Inglaterra, v. 7, n.1, p. 103-106, 2002.
NOGUEIRA, M. P. Towards a Poetically Correct Theatre for Development: a dialogical Approach. Exeter: Exeter University, 2002. Orientação: John Somers.
NOGUEIRA, M. P; GONÇALVES, R. M; SCHIEBE, C. Community Theatre in Florianópolis. Research in Drama Education, Oxford, Inglaterra, v. 1, n.1, p. 121-128, 1996.
PETRY, Cristóvão. O Teatro em Comunidades Periféricas: um estudo de caso no bairro Itinga (Joinville/SC). 2016. Dissertação de Mestrado (PPGT/UDESC), orientação Marcia Pompeo Nogueira.
PRENTKI, Tim. Lembrando Marcia. In: Revista Urdimento: Dossiê temático – Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência, organização e criação. v.3, número 36 (2019) online. http://200.19.105.203/index.php/urdimento/ issue/view/640/showToc
PRENTKI, Tim. Remembering Marcia. In: Applied Theatre Research (v. 7, n. 2, 2019).
REINISCH, Katia. Interação Teatral comunitária numa perspectiva dialógica. 2016. Dissertação de Mestrado (PPGT/ UDESC), orientação Marcia Pompeo Nogueira.
SILVA, Elaine Cristina. Teatro no/do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: juventude e resistência. 2018, Dissertação de Mestrado (PPGT/UDESC), orientação Tereza Franzoni.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.