Bordados de vida e arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020009Abstract
Para a professora Marcia Pompeo Nogueira (in memoriam)
Texto de autora convidada: Marina Henriques Coutinho
Downloads
References
BORBA, Juliano. Teatro de Vizinhos: comunidade, convívio e celebração. 2018, Tese de doutorado (PPGT/UDESC), orientação Flavio Desgranges.
CUNHA, Adriana Miranda. Meninas mulheres de Hillbrow: teatro comunitário e Pedagogia Ubuntu. 2020, Tese de doutorado, orientação Luciana Lyra.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 27 ed.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001a. 8 ed.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro, 9a.ed., 2001.
GONÇALVES, Nado. Prefácio. In: Ventoforte no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015 (p.7-11).
GUERRA, Rodrigo Benza. O Professor Dialógico: um aprendizado a partir do teatro intercultural na Amazônia peruana. 2013. Dissertação de Mestrado (PPGT/UDESC), orientação Marcia Pompeo Nogueira.
KOUDELA, Ingrid e JUNIOR, José Simões (org.). Léxico da Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
LIMA, Lia Alarcon. O Teatro em Comunidade no Contexto das ONGs. 2012. Dissertação de Mestrado (PPGT/UDESC), orientação Marcia Pompeo Nogueira.
NOGUEIRA, M. P. Formação de agentes culturais da juventude camponesa In: Práticas Artísticas: Participação e Comunidade. AGUIAR, R.; BEZELGA, I.; CRUZ, H (org.) 1 ed. Évora: CHAIA/UE Centro de História de Arte e Investigação Artística - Universidade de Évora, 2017, v.1. Disponível em: https://www. mexe.org.pt/media/filer_public/a9/3f/a93f445b-7b78-4645- a89e-e21180608780/ebook_2017.pdf
NOGUEIRA, M. P.; DE MEDEIROS PEREIRA, D. Curriculum: the contradictions in theatre education in Brazil. Research in Drama Education, v. 21, p. 126-133, 2016;
NOGUEIRA, Marcia Pompeo e FRANZONI, T. M. (Org.). Arte no Campo: perspectivas políticas e desafios. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2016. v. 1. 366p.
NOGUEIRA. M.P. Exploring theatre as a codification in agrarian reform settlements. RIDE-The Journal of Applied Theatre and Performance, v. 20, p. 349-352, 2015;
NOGUEIRA, M. P. Teatro e comunidades: experiências brasileiras. In: Práticas artísticas comunitárias. BEZELGA, I.; CRUZ, H RODRIGUES, P. S. (org.).1 ed. Évora: CHAIA/UE Centro de História de Arte e Investigação Artística - Universidade de Évora, 2015, v.1. Disponível em: https://www.mexe.org.pt/media/filer_public/ e8/15/e8159035-d6fc-49a6-8da3-187b29f34521/eirpac_2015.pdf
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Ventoforte no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.
NOGUEIRA, M. P.; Dimi Carmolinga. Isolation in Community Theatre. In: Tim Prentki. (Org.). Applied Theatre: Development. 1aed. Londres: BLOOMSBURY, 2015, v. 1, p. 135-149;
NOGUEIRA, M. P.; GONÇALVES, R. M.; PRENTKI, T. Betweenpopular traditions and forum theatre: Playing on the borders of Theatre of the Oppressed. Applied Theatre Research, v. 2, p. 183-195, 2014;
NOGUEIRA, M. P. (org.). Teatro na comunidade - conexões através do Atlântico. Florianópolis: UDESC, 2013.
NOGUEIRA, M. P. O método dialógico do teatro para o desenvolvimento e a recuperação de drogados. In: Revista Urdimento, v.2, número 17 (2011). Disponível em: http:// www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/ view/1414573102172011111
NOGUEIRA, M. P. (org.). Teatro na Comunidade: Interações, Dilemas e Possibilidades. Florianópolis: UDESC, 2009.
NOGUEIRA, M. P. Teatro e comunidade. In: Cartografias do ensino do teatro. FLORENTINO, A, TELLES. N (orgs.), Uberlândia: EDUFU, 2009.
NOGUEIRA, M. P. Teatro com meninos e meninas de rua: nos caminhos do grupo Ventoforte. São Paulo: Perspectiva, 2008.
NOGUEIRA, M. P; COUTINHO, Marina H. The Use of Dialogical Approaches for Community Theatre by the Group Nós do Morro. In: PRENTKI, Tim;
PRESTON, Sheila. (Org.). The Applied Theatre Reader. 1a ed. Londres e Nova York: Routledge, 2008, v. 1, p. 170-177.
NOGUEIRA, M. P. Thaught only by Reality, can Reality be Changed? In: Balfour, Michael; Somers, John. (Org.). Drama as Social Intervention. 1a ed. Concord: Captus Press, 2006, v. 01, p. 95-106.
NOGUEIRA, M. P. Reflections on the Impact of a Long Term Theatre for Community Development Project in Southern Brazil. Research in Drama Education, v. 11, p. 219-234, 2006;
NOGUEIRA, M. P. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com comunidades. Revista Urdimento 4/2002. p. 70-89. p.70. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index. php/urdimento/article/view/1414573101042002070
NOGUEIRA, M. P. Theatre for Development: an overview. Research in Drama Education, Oxford, Inglaterra, v. 7, n.1, p. 103-106, 2002.
NOGUEIRA, M. P. Towards a Poetically Correct Theatre for Development: a dialogical Approach. Exeter: Exeter University, 2002. Orientação: John Somers.
NOGUEIRA, M. P; GONÇALVES, R. M; SCHIEBE, C. Community Theatre in Florianópolis. Research in Drama Education, Oxford, Inglaterra, v. 1, n.1, p. 121-128, 1996.
PETRY, Cristóvão. O Teatro em Comunidades Periféricas: um estudo de caso no bairro Itinga (Joinville/SC). 2016. Dissertação de Mestrado (PPGT/UDESC), orientação Marcia Pompeo Nogueira.
PRENTKI, Tim. Lembrando Marcia. In: Revista Urdimento: Dossiê temático – Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência, organização e criação. v.3, número 36 (2019) online. http://200.19.105.203/index.php/urdimento/ issue/view/640/showToc
PRENTKI, Tim. Remembering Marcia. In: Applied Theatre Research (v. 7, n. 2, 2019).
REINISCH, Katia. Interação Teatral comunitária numa perspectiva dialógica. 2016. Dissertação de Mestrado (PPGT/ UDESC), orientação Marcia Pompeo Nogueira.
SILVA, Elaine Cristina. Teatro no/do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: juventude e resistência. 2018, Dissertação de Mestrado (PPGT/UDESC), orientação Tereza Franzoni.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.