“Entre bolas, bexigas e elásticos”: o olhar do regente/educador sobre suas práticas no coro infantil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018013Palabras clave:
coro infantil, ludicidade, regente/educadorResumen
A presente pesquisa investiga a ludicidade na educação musical, tendo como objetivo compreender como regentes/educadores analisam a inserção de brinquedos nos ensaios de coros infantis. O referencial teórico foi construído com base na transversalidade de estudos sobre a aprendizagem por meio de âncoras visuais (CARNASSALE, 1995; LECK, 2009; RHEINBOLDT, 2014) e pesquisas que buscam compreender o brinquedo como objeto do imaginário da criança (BROUGÈRE, 2010; KISHIMOTO, 2011). Para compreender o olhar dos regentes/educadores, o desenho metodológico da pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas com duas regentes/educadoras de coros infantis, bem como a observação dos ensaios de um dos coros analisados, a fim de identificar de que maneira foram inseridos os brinquedos nos ensaios. Os resultados apontam para questões acerca das contribuições da substituição de informações abstratas por imagens concretas, mediadas pelos brinquedos. Acredita-se que pesquisas desta natureza possam contribuir na prática e atuação de regentes/educadores, mais precisamente de coros infantis, ao investigar olhares de profissionais que atuam diretamente com o lúdico na compreensão dos processos de aprendizagem das crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Coro infantil, ludicidade, regente/educador.
Descargas
Citas
BRITO, Dhemy Fernando Vieira. Análise sobre o Projeto “Um Canto em cada Canto”: metodologias e práticas musicais. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Musical) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
BRITO, Dhemy Fernando Vieira. Ludicidade no ensaio do coro infantil: perspectivas e desdobramentos no coro “Um Canto em Cada Canto”. XI Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical – ISME, Natal, Ago. 2017.
BRITO, Dhemy Fernando Vieira. Análise do Projeto “Um Canto em Cada Canto”: uma pesquisa em andamento. XXIII Congresso Nacional da ABEM, Manaus, Out. 2017.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
CAMPAGNE, F.; Le jouet, l´enfant, l´éducateur – roles de l´objet dans le développement de l´enfant et le travail pédagogique. Paris, Privat, 1989.
CARNASSALE, Gabriela Josias. O ensino de canto para crianças e adolescentes. 1995. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto das Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
FIALHO, Vania Aparecida Malagutti da Silva. Aprendizagens e práticas musicais no festival de música estudantil de Guarulhos. 2014. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Reflexões sobre os aspectos da prática coral. In: FIGUEIREDO, et al. Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Org. Eduardo Lakschevitz. Rio de Janeiro: Centro de estudos de Música Coral / Oficina Coral, 2006.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A regência coral na formação do educador musical. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) Brasília – 2006, p. 885-889.
GOIS, Micheline Prais de Aguiar Marim. A dimensão lúdica na regência de coro infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
KISHIMOTO, Tizuko. Brinquedo e brincadeira usos e dignificações dentro de contextos culturais. In: SANTOS, S. M. P. (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 23-40.
KISHIMOTO, Tizuko. O jogo e a educação infantil. In: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. Cortez Editora, 2011, p. 15-48.
LECK, Henry. Creating artistry through choral excellence. 1st Ed. USA: Hall Leonard, 2009.
NICOLACI-DA-COSTA, A. M., ROMÃO-DIAS, D., & DI LUCCIO, F. Uso de Entrevistas On-Line no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 1, p. 36-43, 2009.
PENNA, Maura. Construindo o Primeiro Projeto de Pesquisa em Educação Musical. Porto Alegre: Sulina, 2015.
RHEINBOLDT, Juliana Melleiro. Preparo vocal para coro infantil: Análise, descrição e relato da proposta do Maestro Henry Leck aplicada ao “Coral da Gente” do Instituto Baccarelli. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
SCHIMITI, Lucy Maurício. Regendo um coro infantil: reflexões, diretrizes e atividades. In: Revista Canto Coral. ABRC, Associação Brasileira de Regentes de Coros, Goiânia, nº1, 2003.
SESC São Paulo. Canto, Canção, Cantoria: como montar um coral infantil. São Paulo: SESC, 1997.
SMITH, Brenda; SATALOFF, Robert Thayer. Choral Pedagogy and Vocal Health. Care of the Professional Voice. 2003, p. 233 – 239. Disponível em: http://www.nats.org/_Library/Kennedy_JOS_Files_2013/JOS-059-3-2003-233.pdf, Acesso em: 20 de jan. 2017.
TATIT, Ana; LOUREIRO, Maristela. Desafios Musicais. Editora Melhoramentos, São Paulo, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.