As representações sociais de professores quanto ao ensino de Música mediado por Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018165Palabras clave:
formação de professores, tecnologias, representações sociaisResumen
Este trabalho buscou analisar quais as representações sociais de professores de música sobre ensino de música mediado por tecnologias. Como fonte de dados dessas representações sociais analisamos os formulários de inscrição dos professores inscritos no curso de extensão “Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologias”, tendo como base seu perfil e em específico suas perspectivas sobre o que pretendem aprender no curso. A partir da realização desse trabalho tivemos ideia do quanto são diversificadas as representações sociais dos participantes do curso sobre o que é trabalhar com o ensino de música mediado por tecnologias. De modo geral podemos destacar 8 representações sociais divergentes, mas que dialogam entre si formando uma representação social coletiva dos professores de música participantes do referido curso.
Descargas
Citas
BELTRAME, Juciane Araldi. Educação musical emergente na cultura digital e participativa: uma análise das práticas de produtores musicais. 2016. Tese (programa de pós-graduação em música) - centro de letras e Artes – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem. 2015. Tese (doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
CHAIB, M.; CHAIB, M. Social representations, subjectivity and learning. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 156, p. 358–372, 2015.
CUERVO, Luciana. Educação musical e a ideia de arquiteturas pedagógicas: práticas na formação de professores da geração “nativos digitais”. Revista da ABEM, v. 20, n. 29, 2012. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/91>. Acesso em: 26 maio. 2018.
DUARTE, M. De A.; MAZZOTTI, T. B. Representações sociais da música: aliadas ou limites do desenvolvimento das práticas pedagógicas em música? Educação e Sociedade, v. 27, n. 97, p. 1283–1295, 2006.
GOHN, Daniel Marcondes. Tecnofobia na música e na educação: origens e justificativas. OPUS, v. 13, n. 2, p. 161– 174, 2007.
GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical à distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão. 2010. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
LOURO, Viviane. Educação Musical e o Aluno com Deficiência: discutindo a prática e propondo adaptações pedagógicas, 2005. Disponível em: <https://musicaeinclusao.wordpress.com/2013/06/06/louro-viviane-educacao-musical-e-o-aluno-com-deficiencia-discutindo-a-pratica-e-propondo-adaptacoes-pedagogicas/>. Acesso em: 5 out. 2018.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza, [s. l.], v. 9, n. 5, 2001.
RAMOS, Sílvia Nunes. Escuta portátil e aprendizagem musical: um estudo com jovens sobre a audição musical mediada pelos dispositivos portáteis. 2012. Tese (Doutorado em Música) – 271 Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade do Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
SOUZA, Jusamara; FREITAS, Maria de Fatima Quintal de. Práticas musicais de jovens e vida cotidiana: socialização e identidades em movimento, Curitiba, Música em perspectiva, v. 7, n. 1, p. 57-80, 2014.
SANCHO, Juana Maria. Por Uma tecnologia educacional. Porto Alegre, Artmed, 1998.
TOBIAS, Evan. Inter/trans/cross/new media(ting): Navigating an emerging landscape of digital media for music education. In: RANDLES, C. (Ed.), Music education: navigating the future. New York: Routledge, 2015. p. 91-121
TOBIAS, Evan. Toward Convergence: Adapting Music Education to Contemporary Society and Participatory Culture. Music Educators Journal, v. 99, n. 4, p. 29-36, 2013.
VERASZTO, Estéfano Vizconde et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Revista Prisma.com, n.7, p.60-85, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.