Bacharelado em Canto: a prática de ensino de dois professores
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018084Palabras clave:
canto, ensino superior, bachareladoResumen
O presente artigo é um recorte de um projeto de iniciação científica que teve por finalidade compreender a prática de ensino de dois professores do curso de música da Universidade Estadual de Maringá, habilitação Bacharelado em Canto Lírico. Neste texto abordo questões relacionada ao ingresso do aluno de canto no curso, bem como a estrutura do currículo e a dinâmica das aulas na perspectiva dos entrevistados. Os dados revelam o envolvimento dos professores com o curso e os princípios que eles usam em suas práticas pedagógicas que não estão formalizados no projeto pedagógico do curso.
Descargas
Citas
BISCHOFF, Juliana. O Perfil dos professores de canto no ensino superior de música da UEM.: um estudo em andamento. In: XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical. Manaus, 16 a 20 de outubro de 2017
FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música 2°. ed. rev. e ampl. Florianópolis : Associação Brasileira de Educação Musical, 2010.
LOURO, Ana Lucia de M. e L. Ser docente universitário-professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com professores de instrumentos. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. 2004.
MATEIRO, Teresa. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 22, p. 57- 66, 2009.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. REVISTA DA ABEM. Londrina, v.22, n.32, p. 90-103. Jan.jun 2014.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Resolução Nº 170/2015–CI / CCH. Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá. 2012.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM. Londrina, v.25, n.39 , p.132-159. Jul.dez. 2017.
SANTOS, Lucíola F. dos. O processo de formação do cantor lírico no ensino superior: discussão dos conceitos de Formação, Competências e Conteúdos e suas articulações no ensino e aprendizagem do canto lírico. Trabalho apresentado no XXII Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical – 2015. Disponivel em: http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/xxiicongresso/xxiicongresso/schedConf/presentations.
SILVA, Bruna Williena. Flauteando com os licenciandos do curso de Música – PARFOR: Uma experiência em formação de professores. In: XVII encontro regional sul da ABEM. Curitiba: Associação Brasileira de Educação Musical, 2016.
SILVA, Elcio O. MOREIRA, Mariano. GRANADO Neiva Ignês. O contrato didático e o currículo oculto: um duplo olhar sobre o fazer pedagógico. Zetetike, Campinas SP, v.4 n.6 p.9 – 23 julho/dezembro de 1996.
SUNDBERG, J. Ciência da Voz: Fatos sobre a voz na Fala e no Canto. Tradução e revisão. Gláucia Laís Salomão. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.