Topocorpografias - o ensino de dança na comunidade escolar do bairro João Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018237Palabras clave:
dança , arte do corpo relacional , comunidade escolar , artisticidadeResumen
Este texto é um relato acerca de experiências que emergiram do ensino de dança na Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, situada na cidade de Florianópolis. As aulas foram ministradas no contexto da disciplina Estágio na Comunidade II (UDESC) e estiveram apoiadas por Proposições para uma Pedagogia Radical, ou Como Repensar Valores, texto elaborado por Erin Manning. Nestes termos, o trabalho procurou elaborar propostas de ensino de dança na perspectiva da arte relacional, considerando a comunidade escolar como campo potente para o estudo da dança e das repercussões das aulas no cotidiano extraescolar das crianças e adolescentes.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?. Chapecó: Argos, 2009.
BORGES, Jorge Luis. O Aleph. 3ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DESGRANGES, Flávio. A formação de espectadores: relato de uma experiência in: O Ato do espectador – Perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec Editora, 2017.
DESGRANGES, Flávio. A interferência dos processos de criação nos modos de recepção artística: percursos de um pretérito imperfeito in: O Ato do espectador – Perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec Editora, 2017.
FREIRE, Ida Mara. Dança-Educação: O Corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cadernos Cedes, Florianópolis – SC, n.53, p. 31-45, abril, 2011.
GIL, José. Movimento Total – O corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.
LISPECTOR. Clarice. A Paixão Segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MANNING, Erin. The Minor Gesture, Durhan: Duke University Press. 2016.
MANNING, Erin. Proposições para uma Pedagogia Radical, ou Como Repensar Valores (Tradução Bianca Scliar Mancini). Nupeart Revista, Vol. 16, 2016, p. 11-21. Original http://www.inflexions.org/radicalpedagogy/main.html#Manning
MARQUES, Isabel A. A dança criativa e o mito da criança feliz. R. min. Educ. Física, Visçosa, 5 (1), 1997, p. 28 – 39.
MASSUMI, Brian. A arte do corpo relacional: do espelho- tátil ao corpo virtual. São Paulo: Galaxia, n.31, p. 05-21, abr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016126462
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.