Topocorpografias - o ensino de dança na comunidade escolar do bairro João Paulo

Autores/as

  • Felipe Ferreira Ferro CEART - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018237

Palabras clave:

dança , arte do corpo relacional , comunidade escolar , artisticidade

Resumen

Este texto é um relato acerca de experiências que emergiram do ensino de dança na Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, situada na cidade de Florianópolis. As aulas foram ministradas no contexto da disciplina Estágio na Comunidade II (UDESC) e estiveram apoiadas por Proposições para uma Pedagogia Radical, ou Como Repensar Valores, texto elaborado por Erin Manning. Nestes termos, o trabalho procurou elaborar propostas de ensino de dança na perspectiva da arte relacional, considerando a comunidade escolar como campo potente para o estudo da dança e das repercussões das aulas no cotidiano extraescolar das crianças e adolescentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Ferreira Ferro, CEART - UDESC

Estudante do curso de licenciatura em Teatro

Bolsista de Extensão no projeto Laboratório de Ensaios e Imprevistos

Ator-Bailarino-Pesquisador

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?. Chapecó: Argos, 2009.

BORGES, Jorge Luis. O Aleph. 3ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DESGRANGES, Flávio. A formação de espectadores: relato de uma experiência in: O Ato do espectador – Perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec Editora, 2017.

DESGRANGES, Flávio. A interferência dos processos de criação nos modos de recepção artística: percursos de um pretérito imperfeito in: O Ato do espectador – Perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec Editora, 2017.

FREIRE, Ida Mara. Dança-Educação: O Corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cadernos Cedes, Florianópolis – SC, n.53, p. 31-45, abril, 2011.

GIL, José. Movimento Total – O corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.

LISPECTOR. Clarice. A Paixão Segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MANNING, Erin. The Minor Gesture, Durhan: Duke University Press. 2016.

MANNING, Erin. Proposições para uma Pedagogia Radical, ou Como Repensar Valores (Tradução Bianca Scliar Mancini). Nupeart Revista, Vol. 16, 2016, p. 11-21. Original http://www.inflexions.org/radicalpedagogy/main.html#Manning

MARQUES, Isabel A. A dança criativa e o mito da criança feliz. R. min. Educ. Física, Visçosa, 5 (1), 1997, p. 28 – 39.

MASSUMI, Brian. A arte do corpo relacional: do espelho- tátil ao corpo virtual. São Paulo: Galaxia, n.31, p. 05-21, abr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016126462

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.

Publicado

2018-10-30

Cómo citar

FERRO, Felipe Ferreira. Topocorpografias - o ensino de dança na comunidade escolar do bairro João Paulo. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 237–248, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018237. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/12262. Acesso em: 22 nov. 2024.