A INTERFACE DA CERÂMICA NAS DIMENSÕES DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092518182017081Palabras clave:
arte cerâmica , ações indissociadas , interculturalidadeResumen
Este artigo traz à tona os modos de ver e pensar a cerâmica e sua potência artisticoeducativa e de diálogo nas ações indissociadas de ensino, pesquisa e extensão, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/ IFRS - Campus Feliz. Nestas ações, os processos se relacionam de modo cooperado e integrado, mediados pela atuação da educadorartista com a colaboração de estudantes bolsistas e da comunidade. A interação artisticoeducativa, mediada pela arte cerâmica ocorre, muitas vezes, de modo intuitivo, levando a buscar, através deste estudo, como os três segmentos estão conectados e qual seu potencial a ser reconhecido. Outro ponto a ser explorado são as possibilidades de ações interculturais, que podem ampliar a experiência estética e contribuir no desenvolvimento coletivo, aproximando a instituição educativa da sociedade. A metodologia de caráter qualitativo contempla as proposições estético-pedagógicas que se desenvolvem em oficinas, palestras, exposições, experimentações de laboratório para procedimentos técnicos e materiais, produção de obras artísticas e eventos. A partir dos pressupostos estabelecidos por este estudo e do conjunto de problematizações, ações práticas e teóricas que emergem da abordagem da arte cerâmica, desenvolvidas indissociadamente no ensino, na pesquisa e na extensão, pode-se dizer que ela carrega em si além da experiência estética, a aproximação sociocultural dos envolvidos.Descargas
Citas
BARCELOS, Valdo. Uma educação nos tópicos: contribuições para a antropofagia cultural brasileira. Petrópolis: Vozes, 2013.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRASIL, Ministério da Educação (2004). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Dispoível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ res012004.pdf. Acesso 20 abr. 2016.
BRASIL, (2008). Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 03 mar. 2016.
CANTON, Katia. Do moderno ao Contemporâneo. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CARNEIRO, Beatriz Scigliano. Relâmpagos com claror: Lygia Clark e Hélio Oiticica, vida como arte. São Paulo: Imaginário, 2004.
DIEHL, V. Educadorartista: encontros da educação, artes visuais e intercultura. Santa Maria: UFSM, 2015. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
FÓRUM DA EDUCAÇÃO NA CONSTITUINTE - Proposta Educacional para a Constituição. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: MEC/INEP, 68 (160), set. dez. 1987, p. 665-668.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000.
IFRS. Projeto Pedagógico Institucional. Campus Feliz. 2011.
LA SÁLVIA, Fernando; BROCHADO, José P. Cerâmica Guarani. Porto Alegre: Posenato Arte & Cultura, 1989.
MACIEL, Alderlandia da Silva; MAZZILLI, Sueli. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: percursos de um princípio constitucional. Reunião da ANPED, 33a, Caxambu, MG. Anais... 33a Reunião da ANPED, Caxambu, MG, outubro 17 a 20, 2010, p.1-13. Disponível em <http://www.anped11.uerj.br/Indissociabilidade.pdf>. Acesso em 25 jul.2017.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. Disponível em: <https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2014/02/helio-oiticica-aspiro-ao-grande-labirinto.pdf>. Acesso em 12 ago. 2015.
POTY, Vherá; CHRISTIDIS, Danilo. Os Guarani-MBYÁ. Porto Alegre: Wences Design Criativo, 2015.
SILVA, Gilberto Ferreira da; PENNA, Rejane; CARNEIRO, Luiz Carlos da Cunha (Org.). RS índio: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/ahrs/rsindio.pdf>. Acesso em 15 mai. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.