Documentos Oficiais e Educação Musical na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: da Legislação à Prática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092510102012030Abstract
Partindo dos depoimentos de um grupo de professores, neste artigo traça-se um panorama das relações entre as providências e orientações oficiais e a prática de professores de música curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Por meio de questionários, os dados obtidos foram analisados à luz da legislação e dos documentos oficiais voltados à educação e à educação musical nos âmbitos federal e municipal. Essa análise demonstrou que o ensino de Música vem se ampliando nas escolas municipais de Florianópolis em consonância com os documentos oficiais, a legislação, de acordo com iniciativas governamentais e dos profissionais da Educação Musical.Downloads
References
ALMEIDA, C. M. G. de. Diversidade e formação de professores de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, p. 45-53, set. 2010. Disponível em:<http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista24/revis- ta24_artigo5.pdf >. Acesso em: 9 dez. 2012.
BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
BORGES, G. A. Educação Musical nas Escolas: reflexão sobre a ex- periência desenvolvida junto às escolas da Rede Municipal de Edu- cação da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Monografia (Gra- duação em Licenciatura em Ed. Artística – Habilitação em Música). Florianópolis: UDESC, 2003.
BORGES, G. A. Educação musical no ensino fundamental e canto coral: uma reflexão a partir da experiência da Rede Municipal de Ensino de Flo- rianópolis. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2012.
BRASIL. Lei 4024/61, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < http://wwwp. fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf >. Acesso em: 11 jun. 2012.
BRASIL. Lei 5692, de 12 de agosto 1971. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Bra- sília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L5692.htm> Acesso em: 11 jun. de 2012.
BRASIL. Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394,de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, ano CXLV, n. 159, seção 1, p. 1, 19 ago. 2008.
BRASIL. CNE. Parecer nº 776, de 3 de dezembro de 1997. Orienta- ção para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação.
BRASIL. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacio- nal. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em < http://www. ibge. gov. br/home/presidencia/noticias/noticia_vi- sualiza. php>. Acesso em 11 jun. 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curricu- lares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curricu- lares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. 116 p.
DEL BEN, L. Sobre os sentidos do ensino de música na educação básica: uma discussão a partir da Lei n 11.769/2008. Música em Pers- pectiva, v. 2, n. 1, mar. 2009, p. 110-134.
FERREIRA, M. de M. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 94, n. 3, p.111-124, maio/jun. 2000.
FIGUEIREDO, S. Proposta curricular de música para o município de Florianópolis. Palestra no III Encontro ABEM Sul. Florianópolis: 2003. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/ Masters/revista27/revista27_artigo14.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2012.
FIGUEIREDO, S. O processo de aprovação da Lei 11.769/2008 e a obriga- toriedade da música na educação básica. Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, Belo Horizonte, 2010. Painel.
FINCK, R. A prática coral - uma reflexão. Monografia (Especializa- ção em Educação Musical). Florianópolis: UDESC, 1997.
FLORIANÓPOLIS, Prefeitura Municipal de. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Ensino Fundamental. Matriz Curricular do Ensino Fundamental de 9 Anos – em construção. Disponível em: <http://ebmjoaogoncalves.weebly.com/uploads/5/2/3/6/5236604/ matr_final_2011_ef_09_anos_sme_pmf.pdf > Acesso em: 2 out. 2012.
FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de. Secretaria Municipal de Educação. Departamento de Educação Fundamental. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino. Florianópolis, 2008.
FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração USP, São Paulo, 35(3), p. 105-112, 2000.
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continu- ada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
GIUMBELLI, E. Religião, Estado, modernidade: notas a propósito de fatos provisórios. Estudos Avançados, 18.52, p. 47-62, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000300005&script=sci_arttext>. Acesso em: 13 set. 2012.
JARDIM, V. L. G. Institucionalização da profissão docente – o pro- fessor de música e a educação pública. Revista da ABEM, Porto Ale- gre, v. 21, p. 15-24, mar. 2009.
LIMA, M. H. Música na sala de aula: a experiência de três anos de implantação da música como disciplina curricular dentro da Edu- cação Artística na Rede Municipal de Florianópolis. In: PREFEI- TURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. (Org.) O Movimento de Reorgani- zação Didática: Instaurando uma nova práxis no Ensino Fundamental. Florianópolis: 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.