Teatro e microutopias cotidianas: experiências de comunidade no espetáculo no mundo da rua
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521222019081Keywords:
viver-junto-idiorrítmico, arte relacional, pós-modernismo, performanceAbstract
A partir do conceito Viver-Junto-idiorrítmico de Roland Barthes e abrindo diálogo com o conceito de Heterotopia de Michel Foucault e as análises acerca da Arte Relacional de Nicolas Bourriaud, serão apresentadas algumas características presentes no pensamento artístico das últimas décadas, o qual nós compreenderemos aqui sob o conceito de pós-moderno. Tal discussão será a base para análise do espetáculo No Mundo da Rua, do coletivo paraibano Projeto Corpos de Saia e de sua relação com os espaços urbanos e as experiências de comunidade. A conclusão atesta que para além de propor uma breve experiência de outra possível realidade, o Viver-Junto-idiorrítmico pode desvelar, a partir da iluminação das narrativas sociais, as quais são potencializadas pela presença e performatividade de corpos com marcadores sociais da diferença, a ficcionalidade da vida vivida.
Downloads
References
AMARAL, I.; MELLO, A. Prefeitura de BH proíbe manifestação política de artistas na Virada Cultural. Estado de Minas. Belo Horizonte, 05 Jul 2016. Disponível em: https://www.em.com. br/app/noticia/politica/2016/07/05/interna_politica,780238/ prefeitura-proibe-manifestacao-politica-de-artistas-na-virada- cultural.shtml. Acesso em: 01 nov. 2019.
BARROS, José A. Os Falanstérios e a crítica da sociedade industrial: revisitando Charles Fourier. Mediações, Londrina, v. 16, n. 1, p. 239-255, Jan./Jun., 2011.
BARTHES, R. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987. BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes,
FABBRINI, R. Arte pós utópica: heterotopia e comunidade. In VACCARI, Ulisses R. (Org). Arte e estética. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018.
. Estética e transgressão: da arte radical à arte
radicante. Artelogie (Online), v. 8, p. 1-15, 2016.
. Fronteiras entre arte e vida. ArteFilosofia, Ouro Preto,
n. 17, p. 41-60, Dez., 2014.
FOGLIATTO, D. Artistas de rua criticam minuta de decreto da prefeitura que regulamenta atividade. Sul21. Porto Alegre,
ago. 2015. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ cidades/2015/08/artistas-de-rua-criticam-minuta-de-decreto- da-prefeitura-que-regulamenta-atividade/. Acesso em 01 nov. 2019.
FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N-1 Edições, 2013.
HUYSSEN, A. Mapeando o pós-moderno. In HOLLANDA, Heloisa
B (Org). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
RANCIÈRE, J. A estética como política. Devires, Belo Horizonte, v.
, n. 2, p. 14-36, Jul./Dez., 2010.
. O espectador emancipado. São Paulo: Martins
Fontes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.