Histórias de Teatro e Circo: intuindo conexões entre Performances Culturais e a Companhia Carroça de Mamulengos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521222019052Keywords:
Companhia Carroça de Mamulengos, histórias de teatro e circo, história oral, performances culturais, antropologia da performanceAbstract
O artigo tem como tema o trabalho de vida e arte da Companhia Carroça de Mamulengos. Uma companhia formada por uma família de artistas itinerantes que durante 40 anos desenvolveu sua trajetória a partir do contato com as gentes das culturas brasileiras. Como objeto de análise específico deste artigo focalizo o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, que se confunde com a própria história da família. Esta história, por sua vez, se confunde com a própria história da companhia, de forma que espetáculo, família e companhia nascem, crescem e continuam se desenvolvendo de forma integrada. Para estruturar uma reflexão analítica, me apoio no artigo “Pontes ou pontos de contato: o Cavalo-Marinho e a Arte da Performance” de Luciana Lyra. Suas reflexões sobre Performances Culturais, ação reparadora e outros conceitos e preceitos da Antropologia da Performance ajudam a pensar sobre aspectos do trabalho do grupo mambembe que se torna tradicional.
Downloads
References
ACERVO: COMPANHIA CARROÇA DE MAMULENGOS. Entrevistas
setembro de 2017, temática Histórias de Teatro e Circo. Cadernos de Pesquisa. 2017. A ser disponibilizado on-line para o público ao final da pesquisa em 2020, após organização final e aprovação da família.
CAMARGO, Robson. Performances Culturais: Milton Singer e as Perfomances Culturais: Um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. Karpa 6 (2013), Journal of Theatricalities and Visual Culture. California State University - Los Ángeles. ISSN: 1937-8572. Disponível em: http://www.calstatela.edu/ sites/default/files/users/u1801/robsonpdf.pdf
CARVALHO, Aluízio. Companhia Carroça de Mamulengos: tempos e territórios de aprendizagens (TCC). Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da UNB, 2017. (Ainda não disponibilizado pelo autor).
GOMES, Daniela Rosante. Projeto de Pesquisa Cameloturgias, itinerâncias e outras poéticas de convivência da Companhia Carroça de Mamulengos: cartografias para uma aprendizagem inventiva. Apresentado para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC, 2017. Florianópolis, Universidade Estadual de Santa Catarina, 2017.
LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Pontes e pontos de contato: o cavalo-marinho e a arte da performance. In FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa e MULLER, Regina Polo (Org.). Performance: arte e antropologia. São Paulo, Editora Hucitec, 2010.
MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2005.
. HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2011.
ROMEU, Gabriela. Album de família: aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos. Ilustrações Catarina Bessel. São Paulo: Peirópolis, 2019.
SIMÕES, Chico. Entrevista gravada em abril de 2019 em
Florianópolis. (acervo da pesquisa)
VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: A ação sociocultural
em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.