Presentation
Dossier Prof-Artes Theoretical Foundations of Art in Education
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e176Keywords:
Teorias., Qualidade Social, Saberes Tradicionais. Cultura, Ensino de ArtesAbstract
A partir deste número, desenvolveremos uma colaboração entre o Mestrado Profissional em Artes /Prof-Artes e o Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, na qual a editoria desta Revista será responsabilidade de um Comitê Editorial formado por docentes atuantes no Prof-Artes. É um prazer e uma honra realizar este trabalho! Esperamos contribuir para a reflexão e para a divulgação das experiências dos pesquisadores/as e docentes do ensino de artes na atualidade. Para este número, preparamos um dossiê baseado no tema Fundamentos Teóricos da Arte na Educação: o contexto contemporâneo, no qual buscamos a articulação da produção de conhecimento na contemporaneidade com a reconstrução crítica de fundamentos teóricos reconhecidos para o ensino das artes. Acreditamos ser necessário estabelecer na atualidade uma ecologia de saberes, capaz de tratar também das teorias invisibilizadas e que tem sido epistemologicamente tratadas como não válidas, como é o caso dos conhecimentos artesanais, dos processos das lutas sociais e dos saberes tradicionais das culturas fora do restrito eixo europeu colonialista. Consideramos que esta é uma meta a ser conquista e compartilhada com o público leitor.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2023-06-23 (2)
- 2023-04-05 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.