O drama como proposta metodológica para contribuição crítica e social do educando
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018196Keywords:
drama , professor-personagem , estímulo compostoAbstract
Este artigo busca examinar a metodologia do Drama, fundamentado nos estudos de Beatriz Cabral, com vistas ao desenvolvimento do educando em sua formação crítica e social. Um processo dramático foi desenvolvido, com base na obra clássica Romeu e Julieta de William Shakespeare com uma turma de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A proposta utilizou especialmente duas estratégias do Drama para o envolvimento dos participantes: professor-personagem e estímulo composto. Ao longo da experiência, constatou-se a importância de o professor propor desafios e criar novos espaços criativos que propiciem o engajamento do educando, bem como o potencial pedagógico do Drama para a construção de um conhecimento crítico e reflexivo.Downloads
References
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência do saber e o saber da experiência. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 22-28, jan. 2002.
CABRAL, Beatriz. Ação cultural e teatro como pedagogia. Sala preta, São Paulo, v. 1, n. 12, p. 4-17, jun. 2012.
CABRAL, Beatriz. O professor dramaturg e o drama na pós-modernidade. Revista Ouvirouver, Uberlândia, n. 3, p. 47-56 jan./dez. 2007.
CABRAL, Beatriz. O Drama como Método de Ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CABRAL, Beatriz; VIDOR, Heloise Baurich. MACBETH EM DRAMA: entre a performance e a representação. In: SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (orgas.). Conversações sobre Teatro e Educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013.
DEVANE, Sir Ciarán et al. Shakespeare vive nas escolas: material didático para professores. Trad. Fernanda Sampaio. British Council, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra,1996.
ROSSETO, Robson. Jogos e Improvisação teatral: perspectivas metodológicas. Guarapuava: Unicentro, 2013.
SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Trad. Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
SOMERS, John. Narrativa, Drama e Estímulo composto. Revista Urdimento, n. 17, p. 175-185, set. 2011.
VIDOR, Heloise Baurich. Macbeth apropriado: o texto em processos de teatro na escola via drama e professor- personagem. Revista Ouvirouver, Uberlândia, v. 8, n. 1-2 p. 98- 108 jan./jun. - ago./dez. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.