ESCULTURA CERÂMICA PÚBLICA: A RELAÇÃO PRODUTIVA ENTRE A ARTE, MUNICÍPIOS E A INDÚSTRIA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092518182017122Keywords:
arte pública , cerâmica , indústriaAbstract
A análise de dois exemplos de escultura cerâmica monumental concluídas em 1993 e 1998, na cidade de Almada, Portugal, respetivamente o Monumento ao Associativismo e à Vida, é demonstrativa dos modos de promoção e produção da cerâmica adaptada às exigências dos projetos de escultura monumental para o espaço público. Obras que foram a génese de um modelo que levou ao estabelecimento, ao longo dos últimos vinte anos, de fortes ligações entre escultores, universidade, autarquias e os polos mais importantes da indústria cerâmica portuguesa, num contexto de contínua e agonizante crise na industria cerâmica. A análise da história destas duas obras, é a história de um modelo de promoção de escultura humanista por órgãos municipais socialmente engajados, no qual, a cerâmica de grande escala teve o seu protagonismo na cidade na década de 90, numa época de pujante infraestruturação urbana, contrariando a crise social-urbana de décadas anteriores.
Downloads
References
BOHIGAS, O. Reconstrucción de Barcelona. Barcelona: Servicio de Publicaciones, Secretaría General Técnica, Ministerio de Obras Públicas y Urbanismo, 1986.
CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA. Relatório Atividades Conta de Gerência: 1987. Almada: CMA, 1988.
CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA. Concurso público limitado por convites para a conceção de um Monumento ao Associativismo Popular. Abr. 12. (Ata de reunião de Júri). Almada: CMA, 1993.
CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA. Destaque. In: Boletim Municipal. (6), 2. Almada: CMA, 1995.
CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA. Almada vai ter um Monumento à Vida. In: Boletim Municipal, (27), 17. Almada: CMA, 1998.
CHOAY, F. A alegoria do património. Lisboa: Edições 70, 2006.
ELIAS, H. Arte Publica das administrações central e local do estado novo em Lisboa (1938-1960) Barcelona: Universidade de Barcelona, tese de Doutoramento, acedido em: http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/35438.
Elias, H. & Lonor, S. Intervenções artísticas nos espaços públicos nos anos setenta em Portugal: uma análise a partir das publicações sobre arte surgidas ao longo da década, actas da SOPCOM, Lisboa, 2012, pp. 1-12, acedido em: https://www.academia.edu/15993389/Interven%C3%A7%C3%B5es_art%C3%ADsticas_nos_espa%C3%A7os_p%C3%BAblicos_nos_anos_setenta_em_Portugal_uma_an%C3%A1lise_a_partir_das_publica%C3%A7%C3%B5es_sobre_%20arte_surgidas_ao_longo_da_d%C3%A9cada
JORNAL DE ALMADA. Uma Carta de Romeu Correia. Almada. Set. 15. 1973.
REMESAR, A. () Hacia una Teoría del Arte Público, in: “@rtepúblico”, Barcelona: Universidad de Barcelona, 1997.
VICENTE, S. Três esculturas, vinte desenhos e estudos, maquetes e projecto do monumento à vida. Almada: Casa da Cerca/ Câmara Municipal de Almada, 2000.
VICENTE, S. A escultura como expressão pública da cidadania A monumentalização da cidade de Almada entre 1974 e 2013, Lisboa: Universidade de Lisboa: Tese de Doutoramento, 2016, acedido em: www.repositorio.ul.pt/bitstream/10451/24023/1/ulsd072889_td_Sergio_Silva.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.