TEXTO ENCARNADO: A escrita a partir do corpo

Authors

  • Diana Alves de Souza Magalhães IARTE - PPGAC da Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017123

Keywords:

escrita , subjetivo , circo

Abstract

Esse artigo apresenta a trajetória de uma pesquisa corporal e prática, que, tem como objeto o circo, ao corpo do texto de minha dissertação do mestrado. Um caminho do subjetivo ao objetivo. Utilizo como ponte para essas duas esferas o antipodismo, uma técnica milenar do circo, nascida na China, onde se realiza malabarismo com os pés utilizando variados objetos, como a sombrinha chinesa. Quais textos que nascem a partir da prática corporal de uma técnica objetiva, direcionada por jogos de improvisação? Esses fragmentos textuais podem ser nossos suportes na transcrição de uma prática sensível à um modelo marcado pela objetividade que é a pesquisa acadêmica.

Palavras chaves: Escrita. Subjetivo. Circo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Diana Alves de Souza Magalhães, IARTE - PPGAC da Universidade Federal de Uberlândia.

Bacharel em Interpretação pela UNIRIO, Formada em Artes Circense pela Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação do Prof. Dr. Narciso Telles e co-orientação da Profa. Dra. Daniela Pimenta. Bolsista FAPEMIG. Atriz e coordenadora da Cia Cartas em Uberlândia.

References

BÍBLIA sagrada: Revista e atualizada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2a ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

CONTRERAS, María José Lorenzini. La prática como investigación: Nuevas Metodologías para la academia Latinoamerica. Poiésis, n. 21-22, pp.71-86, jul.- dez. 2013.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: Caminhos investigativos III. Organização de Maria Isabel

Edelweiss Bujes; Marisa Vorraber Costa. Lamparina editora: Rio de Janeiro, 2005.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia das letras, 2007.

GOLDBERG, Natalie. Escrevendo com a alma: Liberte o escritor que há em você.Tradução Camila Lopes Campolino; revisão da tradução Silvana Vieira. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2008

GOUDARD, Philippe. Estética do risco: do corpo sacrificado ao corpo abandonado. In: WALLON, Emmanuel (org.). O circo no risco da arte. Tradução de Ana Alvarenga, Augustin de Tugny e Cristiane Lage. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. P. 133-140 p. 25-31.

GROTOWISKI, Jerzy. Resposta a Stanislaviski. Tradução de Ricardo Gomes. Folhetim, n.9, jan-abr de 2001.

HIDALGO, Luciana. As artes de Arthur bispo de Rosário. Scientific American. Mente Cérebro: Psicologia,/ psicanálise/ Neurociência. Set/ 2009. Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/as_ artes_de_arthur_bispo_do_rosario.html Acesso em: 10 de out 2016.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar- se no pensamento, e na escrita e na vida. Educação e realidade. N. 29, pp.27-23. Jan/jun 2004. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/ educacaoerealidade/article/viewFile/25417/14743>. Acesso em: 06 jun 2016.

MUNIZ, Zilá. Improvisação: descobrir camada por camada. Rascunhos

– Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas: Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas. [online]. V.1, n.2, 2014 Uberlândia, IARTE/ GEAC/ EDUFU, [Aceso em 23 de setembro de 2015]. Disponível em <http://www.seer. ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1228> jul/ dez 2014 p 93-112.

PROENÇA, Luana. Esconder e revelar: comentários sobre viewpoints, teatro e strip-tease. Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas: Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas. [online]. V.1, n.2, 2014 Uberlândia, IARTE/ GEAC/ EDUFU, [Aceso em 23 de setembro de 2015]. Disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/ view/1228> jul/ dez 2014, p 28-36

RITIS, Raffaele. Ás origens da Mise em Piste. In: WALLON, Emmanuel (org.). O circo no risco da arte. Tradução de Ana Alvarenga, Augustin de Tugny e Cristiane Lage. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. P. 133-140

SEQUEIRA, Rosane P. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. Ed. Sulina, 2010.

Published

2017-12-28

How to Cite

MAGALHÃES, Diana Alves de Souza. TEXTO ENCARNADO: A escrita a partir do corpo. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 123–135, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10001. Acesso em: 22 nov. 2024.