Histórias em quadrinhos produzidas por estudantes camponeses e indíngenas: um estudo a partir da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e03693

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Educação do Campo, Ensino Desenvolvimental

Resumo

Entendemos que a Teoria Histórico-Cultural busca elaborar instrumentos de ensino que se diferencia do ensino tradicional, uma vez que possibilita os indivíduos apropriarem-se dos conhecimentos teóricos para que de fato ocorra o desenvolvimento psíquico, por meio de elementos históricos e culturais. Tem como objetivo identificar as contribuições das Histórias em Quadrinhos como recurso didático e pedagógico para estudantes camponeses, de uma universidade pública brasileira. Tem como metodologia o Experimento Didático-Formativo e observação das aulas de Histórias em Quadrinhos realizadas com estudantes camponeses. O experimento desenvolvido permitiu compreender que a aprendizagem desenvolvida ao longo da atividade de estudo proposta aos educandos (produção de histórias em quadrinhos) tornou-se eficiente, na medida em que conseguiram desenvolver etapas dessa atividade com mais autonomia, sem a ajuda do docente da disciplina, o que revela que conseguiram (alguns com mais facilidade, outros nem tanto) formar conceitos, promovendo o pensamento teórico e, consequentemente, a transformar as suas realidades a partir da compreensão que eles têm da essência do campo brasileira (e não apenas a aparência), como ficou evidente em suas histórias.

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Biografia do Autor

Gustavo Cunha Araujo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (IARTE/UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ-2.

Rosane Gomes de Araújo Martins, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela UFNT. Professora da rede pública do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

ARAUJO, Gustavo Cunha; MARTINS, Rosane Gomes de Araújo. Histórias em quadrinhos produzidas por estudantes camponeses e indíngenas: um estudo a partir da teoria histórico-cultural . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/235809252812024e03693. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23693. Acesso em: 21 dez. 2024.