Teatro e microutopias cotidianas: experiências de comunidade no espetáculo no mundo da rua
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521222019081Palavras-chave:
viver-junto-idiorrítmico, arte relacional, pós-modernismo, performanceResumo
A partir do conceito Viver-Junto-idiorrítmico de Roland Barthes e abrindo diálogo com o conceito de Heterotopia de Michel Foucault e as análises acerca da Arte Relacional de Nicolas Bourriaud, serão apresentadas algumas características presentes no pensamento artístico das últimas décadas, o qual nós compreenderemos aqui sob o conceito de pós-moderno. Tal discussão será a base para análise do espetáculo No Mundo da Rua, do coletivo paraibano Projeto Corpos de Saia e de sua relação com os espaços urbanos e as experiências de comunidade. A conclusão atesta que para além de propor uma breve experiência de outra possível realidade, o Viver-Junto-idiorrítmico pode desvelar, a partir da iluminação das narrativas sociais, as quais são potencializadas pela presença e performatividade de corpos com marcadores sociais da diferença, a ficcionalidade da vida vivida.
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