Histórias de Teatro e Circo: intuindo conexões entre Performances Culturais e a Companhia Carroça de Mamulengos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521222019052Palavras-chave:
Companhia Carroça de Mamulengos, histórias de teatro e circo, história oral, performances culturais, antropologia da performanceResumo
O artigo tem como tema o trabalho de vida e arte da Companhia Carroça de Mamulengos. Uma companhia formada por uma família de artistas itinerantes que durante 40 anos desenvolveu sua trajetória a partir do contato com as gentes das culturas brasileiras. Como objeto de análise específico deste artigo focalizo o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, que se confunde com a própria história da família. Esta história, por sua vez, se confunde com a própria história da companhia, de forma que espetáculo, família e companhia nascem, crescem e continuam se desenvolvendo de forma integrada. Para estruturar uma reflexão analítica, me apoio no artigo “Pontes ou pontos de contato: o Cavalo-Marinho e a Arte da Performance” de Luciana Lyra. Suas reflexões sobre Performances Culturais, ação reparadora e outros conceitos e preceitos da Antropologia da Performance ajudam a pensar sobre aspectos do trabalho do grupo mambembe que se torna tradicional.
Downloads
Referências
ACERVO: COMPANHIA CARROÇA DE MAMULENGOS. Entrevistas
setembro de 2017, temática Histórias de Teatro e Circo. Cadernos de Pesquisa. 2017. A ser disponibilizado on-line para o público ao final da pesquisa em 2020, após organização final e aprovação da família.
CAMARGO, Robson. Performances Culturais: Milton Singer e as Perfomances Culturais: Um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. Karpa 6 (2013), Journal of Theatricalities and Visual Culture. California State University - Los Ángeles. ISSN: 1937-8572. Disponível em: http://www.calstatela.edu/ sites/default/files/users/u1801/robsonpdf.pdf
CARVALHO, Aluízio. Companhia Carroça de Mamulengos: tempos e territórios de aprendizagens (TCC). Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da UNB, 2017. (Ainda não disponibilizado pelo autor).
GOMES, Daniela Rosante. Projeto de Pesquisa Cameloturgias, itinerâncias e outras poéticas de convivência da Companhia Carroça de Mamulengos: cartografias para uma aprendizagem inventiva. Apresentado para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC, 2017. Florianópolis, Universidade Estadual de Santa Catarina, 2017.
LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Pontes e pontos de contato: o cavalo-marinho e a arte da performance. In FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa e MULLER, Regina Polo (Org.). Performance: arte e antropologia. São Paulo, Editora Hucitec, 2010.
MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2005.
. HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2011.
ROMEU, Gabriela. Album de família: aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos. Ilustrações Catarina Bessel. São Paulo: Peirópolis, 2019.
SIMÕES, Chico. Entrevista gravada em abril de 2019 em
Florianópolis. (acervo da pesquisa)
VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: A ação sociocultural
em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.