Da literatura à cena

Jogos teatrais e apropriação literária na aula de Arte/Teatro no Ensino Médio

Autores

  • Joana Leticia Araujo Vogel Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021188

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, Leitura compartilhada, Apropriação literária e teatral

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma Proposta Pedagógica2 de apropriação literária e teatral, a partir do romance “Dom Casmurro” de Machado de Assis, no contexto da disciplina
de Arte no Colégio Estadual São Cristóvão, em União da Vitória, Paraná, vinculada ao Mestrado Profissional em Artes - UDESC. Seguindo as orientações dos marcos legais da BNCC e das Diretrizes e Bases da Educação do estado do Paraná, investigamos as possibilidades de fomentar repertório para processos criativos teatrais na escola por meio da literatura, leitura
compartilhada, escrita colaborativa e jogos teatrais. A metodologia aplicada à prática foi de pesquisa-ação com procedimentos de pesquisa participante e pesquisa bibliográfica. Os principais conceitos em discussão são a leitura compartilhada (VIDOR, 2016), recepção literária (ZUMTHOR, 2000), o prazer e a fruição do texto (BARTHES, 2015), a apropriação no âmbito da literatura e do teatro (MARTINS, 2004), a escrita individual e colaborativa (NICOLETE, 2002), a composição cênica (PUPO, 2005; MARTINS, 2004). O processo de apropriação resultou em três cenas que foram construídas em conjunto e apresentadas como resultado à comunidade escolar.

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Referências

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

VOGEL, Joana Leticia Araujo. Da literatura à cena: Jogos teatrais e apropriação literária na aula de Arte/Teatro no Ensino Médio. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 188–209, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021188. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/19574. Acesso em: 7 nov. 2024.