A INTEGRAÇÃO ENTRE MÚSICA E TEATRO: Trabalhando o Expressionismo na Sala de Aula

Autores

  • Murilo Alves Ferraz UEM- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Rafaela Mattos UEM- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092520202018101

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Música, Teatro

Resumo

Por meio de experiências em sala de aula, o presente artigo relata uma proposta de trabalho interdisciplinar entre Música e Teatro, partindo do processo de planejamento até a prática realizada em sala de aula. São apresentados conceitos sobre a Interdisciplinaridade, a fim de embasar o leitor, bem como levantamentos de fatores que ocasionam a dificuldade da prática interdisciplinar no projeto. Diante dos relatos dos autores e dos alunos, que ocorreram após as inserções no colégio, apresentamos pontos assertivos do processo para que professores e professoras possam pensar as práticas interdisciplinares de acordo com a sua realidade e a realidade da sua escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Alves Ferraz, UEM- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Murilo Alves Ferraz, 22 anos. Graduando em Licenciatura em Educação Musical na Universidade estadual de Maringá. Ex-bolsista do Programa PIBID, atualmente cursando o 3º ano do curso. Já formado em gastronomia e especialista em Docência no Ensino Superior.

Rafaela Mattos, UEM- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Graduada no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá ex-bolsista no projeto PIBID Interdisciplinar. 

Referências

FAZENDA, Ivani C. A. Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas- UFSC, 2005.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, 2005.

SANTOMÉ, J. T.; SCHILLING, C. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: ARTMED, 1998. 278 p.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Ed. Perspectiva, 1963.

VEBER, Andréia. Música e Artes Cênicas: discutindo o espaço das Artes na Escola no contexto do projeto Interdisciplinar PIBID UEM 2014. In: I encontro Nacional do PIBID Música. (anais) Londrina: 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

FERRAZ, Murilo Alves; MATTOS, Rafaela. A INTEGRAÇÃO ENTRE MÚSICA E TEATRO: Trabalhando o Expressionismo na Sala de Aula. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 101–114, 2018. DOI: 10.5965/2358092520202018101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13475. Acesso em: 22 dez. 2024.