O drama como proposta metodológica para contribuição crítica e social do educando
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018196Palavras-chave:
drama , professor-personagem , estímulo compostoResumo
Este artigo busca examinar a metodologia do Drama, fundamentado nos estudos de Beatriz Cabral, com vistas ao desenvolvimento do educando em sua formação crítica e social. Um processo dramático foi desenvolvido, com base na obra clássica Romeu e Julieta de William Shakespeare com uma turma de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A proposta utilizou especialmente duas estratégias do Drama para o envolvimento dos participantes: professor-personagem e estímulo composto. Ao longo da experiência, constatou-se a importância de o professor propor desafios e criar novos espaços criativos que propiciem o engajamento do educando, bem como o potencial pedagógico do Drama para a construção de um conhecimento crítico e reflexivo.Downloads
Referências
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência do saber e o saber da experiência. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 22-28, jan. 2002.
CABRAL, Beatriz. Ação cultural e teatro como pedagogia. Sala preta, São Paulo, v. 1, n. 12, p. 4-17, jun. 2012.
CABRAL, Beatriz. O professor dramaturg e o drama na pós-modernidade. Revista Ouvirouver, Uberlândia, n. 3, p. 47-56 jan./dez. 2007.
CABRAL, Beatriz. O Drama como Método de Ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CABRAL, Beatriz; VIDOR, Heloise Baurich. MACBETH EM DRAMA: entre a performance e a representação. In: SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (orgas.). Conversações sobre Teatro e Educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013.
DEVANE, Sir Ciarán et al. Shakespeare vive nas escolas: material didático para professores. Trad. Fernanda Sampaio. British Council, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra,1996.
ROSSETO, Robson. Jogos e Improvisação teatral: perspectivas metodológicas. Guarapuava: Unicentro, 2013.
SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Trad. Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
SOMERS, John. Narrativa, Drama e Estímulo composto. Revista Urdimento, n. 17, p. 175-185, set. 2011.
VIDOR, Heloise Baurich. Macbeth apropriado: o texto em processos de teatro na escola via drama e professor- personagem. Revista Ouvirouver, Uberlândia, v. 8, n. 1-2 p. 98- 108 jan./jun. - ago./dez. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.