A INTERFACE DA CERÂMICA NAS DIMENSÕES DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

Autores

  • Viviane Diehl Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio GRande do Sul - Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092518182017081

Palavras-chave:

arte cerâmica , ações indissociadas , interculturalidade

Resumo

Este artigo traz à tona os modos de ver e pensar a cerâmica e sua potência artisticoeducativa e de diálogo nas ações indissociadas de ensino, pesquisa e extensão, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/ IFRS - Campus Feliz. Nestas ações, os processos se relacionam de modo cooperado e integrado, mediados pela atuação da educadorartista com a colaboração de estudantes bolsistas e da comunidade. A interação artisticoeducativa, mediada pela arte cerâmica ocorre, muitas vezes, de modo intuitivo, levando a buscar, através deste estudo, como os três segmentos estão conectados e qual seu potencial a ser reconhecido. Outro ponto a ser explorado são as possibilidades de ações interculturais, que podem ampliar a experiência estética e contribuir no desenvolvimento coletivo, aproximando a instituição educativa da sociedade. A metodologia de caráter qualitativo contempla as proposições estético-pedagógicas que se desenvolvem em oficinas, palestras, exposições, experimentações de laboratório para procedimentos técnicos e materiais, produção de obras artísticas e eventos. A partir dos pressupostos estabelecidos por este estudo e do conjunto de problematizações, ações práticas e teóricas que emergem da abordagem da arte cerâmica, desenvolvidas indissociadamente no ensino, na pesquisa e na extensão, pode-se dizer que ela carrega em si além da experiência estética, a aproximação sociocultural dos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Diehl, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio GRande do Sul - Campus Feliz

Educadorartista na área Artes/Cerâmica, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz. Doutora em Educação na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Mestre em Educação (2006), Especialista em Cerâmica (1996), Arteterapeuta, Licenciada e Bacharel em Educação Artística-Habilitação em Artes Plásticas (1988), pela Universidade de Passo Fundo, RS. Desenvolve a cerâmica artística no Atelier Vivie Diehl com participação em diversos eventos e exposições. Líder do Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes, diretório CNPq, membro do Grupo Kitanda - Educação e Intercultura e Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC). Tem experiência na Educação e na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, cerâmica, educação.

Referências

BARCELOS, Valdo. Uma educação nos tópicos: contribuições para a antropofagia cultural brasileira. Petrópolis: Vozes, 2013.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação (2004). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Dispoível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ res012004.pdf. Acesso 20 abr. 2016.

BRASIL, (2008). Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 03 mar. 2016.

CANTON, Katia. Do moderno ao Contemporâneo. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CARNEIRO, Beatriz Scigliano. Relâmpagos com claror: Lygia Clark e Hélio Oiticica, vida como arte. São Paulo: Imaginário, 2004.

DIEHL, V. Educadorartista: encontros da educação, artes visuais e intercultura. Santa Maria: UFSM, 2015. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

FÓRUM DA EDUCAÇÃO NA CONSTITUINTE - Proposta Educacional para a Constituição. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: MEC/INEP, 68 (160), set. dez. 1987, p. 665-668.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000.

IFRS. Projeto Pedagógico Institucional. Campus Feliz. 2011.

LA SÁLVIA, Fernando; BROCHADO, José P. Cerâmica Guarani. Porto Alegre: Posenato Arte & Cultura, 1989.

MACIEL, Alderlandia da Silva; MAZZILLI, Sueli. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: percursos de um princípio constitucional. Reunião da ANPED, 33a, Caxambu, MG. Anais... 33a Reunião da ANPED, Caxambu, MG, outubro 17 a 20, 2010, p.1-13. Disponível em <http://www.anped11.uerj.br/Indissociabilidade.pdf>. Acesso em 25 jul.2017.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. Disponível em: <https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2014/02/helio-oiticica-aspiro-ao-grande-labirinto.pdf>. Acesso em 12 ago. 2015.

POTY, Vherá; CHRISTIDIS, Danilo. Os Guarani-MBYÁ. Porto Alegre: Wences Design Criativo, 2015.

SILVA, Gilberto Ferreira da; PENNA, Rejane; CARNEIRO, Luiz Carlos da Cunha (Org.). RS índio: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/ahrs/rsindio.pdf>. Acesso em 15 mai. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

DIEHL, Viviane. A INTERFACE DA CERÂMICA NAS DIMENSÕES DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 81–93, 2018. DOI: 10.5965/2358092518182017081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10358. Acesso em: 7 nov. 2024.