Da escultura à cena: a transformação de máquinas em máquinas-atores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701312025223

Palavras-chave:

poética robótica, memória do objetos, autômatos, máquinas-atores

Resumo

Este artigo aborda a participação das máquinas no espetáculo A Última Invenção do coletivo artístico De Pernas Pro Ar, da cidade de Canoas/RS. Na análise dos procedimentos empregados na construção das máquinas e da natureza das ações cênicas estabelecidas entre o performer e as máquinas robotizadas, identifica-se a importância da memória dos objetos comuns e do jogo lúdico para conferir uma camada sensível aos dispositivos maquínicos, cuja aparência não tem nada de humano. Defende-se, então, que tais dispositivos constituem máquinas-atores que integram a cena, não para substituir o ator, mas para diversificar os modelos de autômatos no teatro.

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Biografia do Autor

Lucas Silveira Simas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor, estudante e pesquisador em artes cênicas, com foco na memória e nos objetos técnicos e tecnológicos no teatro. Graduado e mestre em artes cênicas pela UFRGS, possui experiência como iluminador em diversos espetáculos.

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Publicado

11-06-2025

Como Citar

SIMAS, Lucas Silveira. Da escultura à cena: a transformação de máquinas em máquinas-atores. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 223–241, 2025. DOI: 10.5965/2595034701312025223. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/26426. Acesso em: 28 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos fora do Dossier Temático