Da escultura à cena: a transformação de máquinas em máquinas-atores
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701312025223Palavras-chave:
poética robótica, memória do objetos, autômatos, máquinas-atoresResumo
Este artigo aborda a participação das máquinas no espetáculo A Última Invenção do coletivo artístico De Pernas Pro Ar, da cidade de Canoas/RS. Na análise dos procedimentos empregados na construção das máquinas e da natureza das ações cênicas estabelecidas entre o performer e as máquinas robotizadas, identifica-se a importância da memória dos objetos comuns e do jogo lúdico para conferir uma camada sensível aos dispositivos maquínicos, cuja aparência não tem nada de humano. Defende-se, então, que tais dispositivos constituem máquinas-atores que integram a cena, não para substituir o ator, mas para diversificar os modelos de autômatos no teatro.
Downloads
Referências
BARDIOT, Clarisse. Special issue “Actor/Machines”. [S. l.]: CECN, 2009. Disponível em: https://hal.science/hal-02339814v1/file/Patch10.pdf. Acesso em: 11 out. 2024.
BEAUNE, Jean-Claude. Autómata. Tradução de Luis Alfonso Paláu-Castaño. Ciencias Sociales y Educación, [s. l.], v. 11, n. 21, p. 305-319, 2022.
DE PERNAS PRO AR. De Pernas Pro Ar. Canoas (RS): Grupo De Pernas Pro Ar, c2017. Página inicial. Disponível em: https://www.youtube.com/@depernasproar. Acesso em: 11 out. 2024.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte e Ensaios, [s. l.], v. 17 n. 17, 2008.
NEGUENTROPIA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlDLPO. Acesso em: 10 out. 2024.
PARENTE, José. O papel do ator no Teatro de Animação. Móin-Móin – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 105-117, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701012005105. Acesso em: 7 out. 2024.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução de J. Guinsburg e Maria Lucia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.
WIESER, Luciano. O Mundo Maquinoso de Luciano Wieser. MAMULENGO – Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/Centro UNIMA Brasil/ABTB-CUB, Florianópolis, ano 46, v. 16, junho 2020
WIESER, Luciano; DURIGON, Raquel. Tem ferrugem no museu? 1. ed. Canoas: Grupo de Pernas Pro Ar, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.