Théâtre Dom Roberto et mamulengo : coïncidence ou influence?
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701312025036Mots-clés :
Théâtre d’Animation ; Théâtre de Formes Animées ; Théâtre Mamulengo ; Théâtre Populaire ; Théâtre Dom Roberto.Résumé
Cet article présente de manière succincte une étude comparative préliminaire entre les similitudes et les particularités du Théâtre Dom Roberto du Portugal et du Mamulengo de Pernambuco, au Brésil. L’objectif de cette recherche est de comprendre les relations et similitudes entre ces formes populaires. Le jeu, l’improvisation, les détails et les faits historiques seront des aspects analysés dans chaque manifestation, en les reliant à leurs différences culturelles.
Téléchargements
Références
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1991.
BRASIL. Ministério da Cultura. Dossiê Interpretativo Registro do Teatro de Bonecos Tradicional do Nordeste: Mamulengo, Casimiro Coco, Babau e João Redondo. Brasília: Iphan, 2014.
CAMAROTTI, Marco. Resistência e voz: o teatro do povo do nordeste. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2001.
FILHO, Hermilo Borba. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. São Paulo: Companhia Editora Naciomal, 1966.
GIL, José Manuel Valbom. Teatro Dom Roberto - o teatro tradicional itinerante português de marionetas – O Saloío de Alcobaça e os novos Palheta. Portugal: Museu da Marioneta de Lisboa/EGEAC, 2013.
LARAIA. Roque de Barros - Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Editora Jorge Zahar, 1988.
SANTOS, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: o teatro de bonecos popular no Brasil. Móin Móin: revista de estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR-UDESC, v.1, n. 03. 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional