Politique(s) de conservation dans le théâtre de marionnettes au Portugal aujourd'hui
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034702272022120Mots-clés :
acervo, manionete, memória, patrimônio, museuRésumé
O artigo descreve várias modalidades de conservação e preservação do acervo das companhias de teatro de marionetas. A partir da descrição de estudos de casos que pertencem ao repertório teatral em atividade em Portugal hoje, podemos identificar traços comuns que visam valorizar quer os espólios antigos, quer contemporâneos. A marioneta antiga ou tradicional é tratada como um objeto de memória identitária, valorizado igualmente enquanto património material e imaterial, e é salvaguardada enquanto objeto cénico e museológico. Os acervos contemporâneos são marcados por uma nova perceção da marioneta enquanto objeto estético e artístico, e são expostos ou reutilizados em atividades de extensão para a comunidade.
Téléchargements
Références
ABELHO, Azinhal. Teatro Popular português. Ao Sul do Tejo vol. VI. Braga: Editora Pax, 1973.
BANU, Georges. Un théâtre personnel en compagnie des marionnettes, Artpress 2, p. 44-48, out. 2015.
BARROS, Isabel (coord.). Marionetas do Porto – 30 anos. “As marionetas não morrem...”. Porto: Marionetas do Porto, 2018.
DUFRÊNE, Thierry et Joël HUTHWOHL (dir.). La marionnette: objet d’histoire, oeuvre d’art, objet de civilisation. Lavérune: Éditions L’Entretemps, 2014.
FERREIRA, J. A. O património sem mestre. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 16, p. 158-173, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702162016158. Acesso em: 6 mar. 2023.
FERREIRA, José Alberto. Da Vida das Marionetas. Laje dos Picos: Companhia das Ilhas, 2015.
GIACOMETTI, Michel; LOPES GRAÇA, Fernando. Bonecos de Santo Aleixo, v.1. [s. l.]: Strauss, 2000. 1 CD.
GIACOMETTI, Michel; LOPES GRAÇA, Fernando. Bonecos de Santo Aleixo, v. 2. [s. l.]: Strauss, 2000. 1 CD.
GIL, José. Teatro Dom Roberto. O teatro tradicional itinerante português de marionetas. O Saloio de Alcobaça e os novos Palheta. Lisboa: Museu da Marioneta/EGEAC, 2013.
LÕWENTHAL, David. The Past is a Foreign Country. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
MACHADO, Maria José. 10 anos. In: Museu da Marioneta. 10 anos. Lisboa: EGEAC/Museu da Marioneta, 2011.
RIBEIRO, Rute. Henrique Delgado. Contributos para a história da Marioneta em Portugal. Lisboa: Museu da Marioneta/EGAC, 2011.
SMITH, Laurajane and Natsuko AKAGAWA. Intangible Heritage. Routledge, 2009.
VAZ, Helena. Museu da Marioneta. Texto policopiado. s/d.
ZURBACH, Christine, FERREIRA, J. A.; SEIXAS, Paula (ed.). Autos, Passos e Bailinhos. Os textos dos Bonecos de Santo Aleixo. Évora: Casa do Sul, 2007.
ZURBACH, Christine. Le répertoire du théâtre de marionnettes au Portugal. Le cas des Bonecos de Santo Aleixo. In: CORNEJO, F. (ed.). La máquina real y el teatro de títeres de repertorio en Europa y América. 2017, p. 99-111. Disponível em: https://unima.es/wp-content/uploads/2018/01/Historias_de_maquinas_e_a_maquina_da_historia.pdf. Acesso em: 06 mar. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.