No caminho do aprendizado (Dō) para um corpo-marionete sem fronteiras
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701262022206Mots-clés :
Ariane Mnouchkine, Meyerhold, corpo-marionete, bunraku, kabukiRésumé
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as investigações artísticas e as descobertas do corpo-marionete, atravessando o texto por anotações e indagações extraídas do diário de trabalho da autora a partir das atividades de seu Grupo de Estudos. Em 2019, o grupo vinculado ao mestrado da Escola de Artes Superior Célia Helena (ESCH) examinou a ressignificação do corpo do ator em forma de corpo-marionete, sobretudo a partir do estilo ningyō buri do kabuki, inspirado no bunraku, e no filme Tambores sobre o dique do Théâtre du Soleil. Em termos conceituais dialogou com Meyerhold, Oida, Kusano e Greiner.
Téléchargements
Références
ABENSOUR, Gerard. Vsevolod Meyerhold ou A Invenção da Encenação. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BORGES, Paulo César Balardim. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. 393 p. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Doutorado em Teatro, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e22.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.
BELTRAME, Valmor. A marionetização do ator. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 052-078, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701012005052. Acesso em: 6 mar. 2023.
DO VALLE, Scarlett. No caminho do Bushido encontrei Hana sakura. Memorial de Processo do Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena. São Paulo, 2019.
EISENSTEIN, Sergei M. Yo Memorias inmorales 2. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 1992.
GUNJI, Masakatsu. Kabuki, tradutor John Bester. Tokyo: Kondansha International, 1985.
GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
GREINER, Christine. Leituras do corpo no Japão – e suas diásporas cognitivas. São Paulo: N-1 Edições, 2015.
GREINER, Christine. Fabulações do Corpo Japonês e seus microativismos. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
KATZ, Helena; GREINER, Christine. Arte & Cognição. Corpomídia, comunicação, Política. São Paulo: Annablume, 2015.
KUSANO, Darci. Teatros Bunraku e Kabuki: uma visada barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993.
MATSUDA, Juliana Miyuki. As influências japonesas nos trajes de cena de Ariane Mnouchkine: conceituação, modelagem e construção. 2016. Dissertação (Mestrado na Escola de Comunicação e Artes − ECA) − USP, São Paulo/SP.
PICCON-VALLIN, Béatrice. Meierhold. São Paulo: Perspectiva, 2013.
PICCON-VALLIN, Béatrice. O Théâtre du Soleil: os primeiros cinquenta anos. São Paulo: Perspectiva; Edições SESC/SP, 2017.
SANTOS, Maria Thaís Lima. Na Cena do Dr. Dapertutto − Poética e pedagogia em V. E. Meierhold, 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.