Inquietações artísticas e pedagógicas no Teatro Lambe-Lambe

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702222020292

Résumé

O presente trabalho irá analisar uma proposta artístico-pedagógica acerca do Teatro Lambe-Lambe que, grosso modo, trata-se de espetáculos teatrais de curta duração que ocorrem dentro uma pequena caixa e são assistidos por um ou dois espectadores por vez, propiciando um encontro intimista entre obra e público. Recebe o nome de Teatro Lambe-Lambe por ter sido inspirado nas caixas de fotografia lambe-lambe, muito comuns no decorrer do século XX. O texto expõe um breve panorama acerca da história desta linguagem e propõe uma possível metodologia para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos que buscam utilizar tal linguagem no âmbito escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcelo Rocco Gasperi, UFOP

Marcelo Rocco (Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi) é professor Adjunto III da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Áreas de Licenciatura e de Bacharelado em Teatro, fixado no Departamento de Artes Cênicas (DEART). Atualmente é membro do colegiado de Bacharelado (DEART). É coordenador do subprojeto PIBID-Artes (UFOP). É professor e orientador no PPGAC (UFOP). É orientador no PPGAC (UFSJ). Orienta trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Licenciatura e de Bacharelado (DEART). De 2013 até 2018 foi coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Teatro (UFSJ). De 2013 à 2014 foi coordenador do programa de extensão Teatro, Memória e Patrimônio Cultural (UFSJ). De 2012 até 2018 foi coordenador do projeto de pesquisa Transeuntes - Estudos sobre performance (UFSJ), cadastrado pelo CNPq. De 2012 até 2018 foi orientador de Trabalhos de Conclusão e Curso (TCC) (UFSJ) nas áreas de Licenciatura e de Bacharelado. De 2012 até 2018 foi orientador acadêmico (UFSJ). Desde 2012 é membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Improvisação e Dramaturgia (LADI), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2013 é membro do grupo de pesquisa cênica HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea (CNPq). De 2017 até 2018 foi vice-coordenador do curso de Teatro (UFSJ). Em 2018 foi chefe de departamento (DELAC-UFSJ). Como formação é Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2008. Especialista em Pós-Graduação/ Latu Sensu em Pesquisa em Arte e Cultura, na Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG - Escola Guignard em 2008. Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006. Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006.

 

Maria Gabriela Lucenti, UFSJ

Professora de Artes na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto (SP). Graduada em Licenciatura e em Bacharelado em Teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do grupo de pesquisa Urbanidades, membro do projeto de extensão Transeuntes.

Téléchargements

Publiée

2020-08-05

Comment citer

GASPERI, Marcelo Rocco; LUCENTI, Maria Gabriela. Inquietações artísticas e pedagógicas no Teatro Lambe-Lambe. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 292–313, 2020. DOI: 10.5965/2595034702222020292. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702222020292. Acesso em: 24 nov. 2024.