O Objeto e o Teatro Contemporâneo

Auteurs

  • Felisberto Sabino da Costa Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702042007109

Résumé

No âmbito do teatro, o objeto sempre esteve presente e veio sendo utilizado de várias formas, como, por exemplo, o deus ex machina (soluções dramatúrgicas e plataformas visuais) do teatro greco-romano, os pageant dos espetáculos medievais, os objetos alusivos aos personagens-tipo da Commedia dell´Arte, a
maquinaria cênica do teatro barroco, o mobiliário do “quase despido” teatro clássico francês ou os “objetos reais” do realismonaturalismo. Porém, é a partir do último quartel do século XIX, e durante o século XX, que o objeto adquire um estatuto mais abrangente. Neste último período, o objeto apresenta-se não apenas como um constituinte do espetáculo, mas como elemento partícipe na formação do ator seja como máscara nobre (ou neutra) seja como instrumento deslocado do seu corpo, em que se emprega, por exemplo, o bastão. Neste artigo, o autor fala sobre o Objeto e o Teatro Contemporâneo.

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Biographie de l'auteur

Felisberto Sabino da Costa, Universidade de São Paulo (USP)

Ator-animador e dramaturgo. Doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Professor Livre Docente/Pesquisador das disciplinas: Teatro de Animação I e II da Escola de Comunicações e Artes da USP.

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Publiée

2018-04-13

Comment citer

DA COSTA, Felisberto Sabino. O Objeto e o Teatro Contemporâneo. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 04, p. 109–124, 2018. DOI: 10.5965/2595034702042007109. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702042007109. Acesso em: 18 mai. 2024.

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