Específico e genérico: ator no teatro de animação

Auteurs

  • Caroline Holanda Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701072010094

Résumé

O termo “Teatro” é acolhedor de uma vasta gama de modalidades teatrais que se diferenciam por certos aspectos ligados ao modo de articulação dos princípios teatrais na geração da significação cênica. Esses modos de operar princípios teatrais dão a essas modalidades especificidades, originando a pluralidade da linguagem teatral, tais como o Teatro de Rua, Dança-Teatro e o Teatro de Animação. O presente artigo tem como proposta apontar e refletir acerca das particularidades do Teatro de Animação, tocando o tema na perspectiva do trabalho do ator-animador. Nesse intuito, apresento breve incursão no período de intensa redefinição nessa linguagem a fim de observar questões que marcam esse processo e incidem no modo de operar do ator-animador, para em seguida abordar propriamente o foco do artigo.

Palavras-chave: Princípios técnicos; teatro de animação; ator-animador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Caroline Holanda, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com pesquisa direcionada aos princípios técnicos do trabalho do ator-animador. Atualmente é
professora do Curso de Belas Artes da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

 

Téléchargements

Publiée

2018-04-07

Comment citer

HOLANDA, Caroline. Específico e genérico: ator no teatro de animação. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 094–109, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010094. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010094. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático