Eidolon: as sombras e fantasmagorias de um corpo-espectro videográfico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702252021173

Palabras clave:

Sombra, Fantasmagoria, Duplo, Corpo, Vídeo

Resumen

Este artigo é uma análise do processo de criação do vídeo Eidolon (2020), trabalho artístico conduzido pelas noções de sombra, duplo e fantasmagoria presentes no teatro de sombras, nos espetáculos de fantasmagoria, na animação de silhuetas no cinema e na linguagem videográfica, para evocar os efeitos de presença de corpos representados como imagem em telas iluminadas, projetadas e luminosas. O objetivo da investigação é evidenciar o potencial poético da interlocução entre ancestral e tecnológico e levantar questões sobre as sombras do híbrido, da técnica, do oculto, do desejo e da memória em imagens-fantasma nas narrativas contemporâneas.

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Biografía del autor/a

Nicole Koutsantonis, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Nicole Koutsantonis (Nicole Kouts) é artista multimídia e pesquisadora. Bacharel em Artes Visuais (2018) e Pós Graduada em Cenografia e Figurino (2020) pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, cursou Direção de Arte na Academia Internacional de Cinema (2019). Investiga as imagens como meio de transporte de crenças ancestrais para tecnologias contemporâneas. Seu trabalho integra exposições no Brasil, ao redor do mundo e online.

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Publicado

2021-12-18

Cómo citar

KOUTSANTONIS, Nicole. Eidolon: as sombras e fantasmagorias de um corpo-espectro videográfico . Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 173–192, 2021. DOI: 10.5965/2595034702252021173. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/20357. Acesso em: 22 dic. 2024.