Beyond the anima: approximations between object theater and performance art

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022185

Keywords:

theater, animation, puppet, object, performance

Abstract

This article reflects on the action of animating as a structuring element in puppet theater and its overcoming brought about by some trends in object theater, a strand of contemporary animation theater that uses everyday artifacts instead of puppets in its assemblies. It is argued that, while they intentionally distance themselves from animation and its associated techiniques, these artists and groups start to value other procedures similar to those in the field of performance art. It is concluded that such movement contributes to broadening the horizon of possibilities in the theater of objects.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Oliveira Parente, Federal University of Dourados Region

professor do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Doutor em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Bacharel e Mestre em Teatro pela Universidade de São Paulo – USP. Ator e diretor teatral. Cofundador do Núcleo Cena Viva, um grupo de teatro com atuação em Dourados-MS. Sua pesquisa mais recente investiga as possibilidades dos objetos ou coisas materiais inanimadas em processos artísticos e pedagógicos. 

Ariane Guerra Barros, Federal University of Dourados Region

Professora do curso de Graduação em Artes Cênicas e Pós-Graduação lato sensu/Especialização em Teatro e Educação na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES/FAALC/UFMS. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde pesquisou sobre corpo e(m) performance e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É atriz, performer, diretora artística, preparadora corporal e radialista. Atualmente faz parte da Cia. Última Hora, em Dourados/MS/Brasil, cujas funções são: atriz, performer, encenadora, preparadora corporal e produtora. Fez parte do Grupo Teatro Sarcáustico, Grupo Farsa e Cia. Teatral Faces & Carretos em Porto Alegre/RS/Brasil, onde atuou como atriz e produtora.

References

AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos. São Paulo: Senac, 2002.

AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1991.

BARTHES, Roland. A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70, 1987.

BELLOTTO, L. P.; ISAACSSON, M. O teatro no campo do real: estudo de caso em 100% São Paulo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 005-015, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017005. Acesso em: 6 mar. 2023.

BELTRAME, Valmor. Animar o inanimado. A formação profissional no teatro de bonecos. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

COSTA, Felisberto Sabino da. O objeto e o teatro contemporâneo. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 109-124, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702042007109. Acesso em: 6 mar. 2023.

D’ÁVILA, Flávia Ruchdeschel. Teatro de objetos: um olhar singular sobre o cotidiano. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2013.

DOHMANN, Marcus. O objeto e a experiência material. Arte e Ensaios. Rio de Janeiro: 2010. n. 20. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/publicacao/arte-ensaios-20/ Acesso em: 27 jun. 2021.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FORTES JUNIOR, Hugo Fernando Salinas. Dos objetos às coisas na poética da performance. DATjournal, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 131-146, 2018. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/77. Acesso em: 27 jun. 2021.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós Dramático. São Paulo: Cosac-Naif, 2007.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PARENTE, José Oliveira. Preparação corporal do ator para o teatro de animação: uma experiência. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

ROLLA, Marco Paulo. O corpo e o material: uma reflexão social do desejo na vida através da arte. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

TILLIS, Steve. Toward an aesthetcs of the puppet. Londres: Grenwood, 1992.

VARGAS, S. A força poética na memória dos objetos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 425-434, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018425. Acesso em: 6 mar. 2023.

VARGAS, Sandra. O Teatro de Objetos: história, idéias e reflexões. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 7, p. 27-043, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010027. Acesso em: 6 mar. 2023.

Published

2022-09-03

How to Cite

PARENTE, José Oliveira; BARROS, Ariane Guerra. Beyond the anima: approximations between object theater and performance art. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 185–205, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022185. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/22014. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos fora do Dossier Temático