Theater with the forest: a path

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702252021070

Keywords:

forest, Huni kuĩ, Theatre, Relational Art

Abstract

This is the report of a trajectory of approximation to the Huni kuĩ people through relational aesthetics, with the objective of supplying a scarcity of traditional knowledge in formal spaces of education. To enrich the encounter of alterities, there was the reflexive process “Theatre with the forest”, aiming to enhance the theatrical event through an ecological perspective. Three axes emerged from this process: the public, the sociality, and the space. As a practical means of this search, the theatre by João Redondo and the theatre by Lambe-Lambe were used within the traditional environment of the community, the forest. The main authors mobilized were Nicolas Bourriaud (2009), André Carreira (2009, 2013), Els Lagrou (2002, 2010) and Fritjof Capra (1997).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vitor Ribeiro do Valle, Cyathus Teatro de Animação

Vitor possui formações tanto na área da agricultura, quanto da arte. Essa intersecção o levou aos espaços da rua, do campo, e da floresta, onde vivenciou a diversidade estética da cultura tradicional, e seus componentes, cantos, danças, adereços, bonecos, poesias, rituais, agricultura, paisagens etc... É graduado em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina e em artes cênicas pela Universidade Federal do Acre. Atuou no Coletivo Peabiru Teatro, de Florianópolis-SC, e no grupo Tropa Mamulungu, de Rio Branco-AC. Atualmente faz parte do grupo Cyathus Teatro de Animação, sediado em Nova Veneza-SC e é colaborador do espaço de residência artística Vale Arvoredo, localizado em Morro Reuter-RS, além de ser cafeicultor agroecológico em Minas Gerais.

Flávio da Conceição, Universidade Federal do Acre

Flávio é Professor efetivo da UFAC. Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO, mestre em Ciência da Arte pela UFF, possui graduação em Pedagogia e licenciatura em Teatro. Foi membro da equipe de curingas (pedagogo social) do Centro de Teatro do Oprimido onde trabalhou diretamente com Augusto Boal desde 2001 até 2009. Um dos idealizadores e membro do GESTO - Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido vinculado ao NEPAA - Núcleo de estudos das Performances Afro Ameríndias UNIRIO.

Joaquim Paulo de Lima Kaxinawa, Universidade Federal do Acre

Integrante do povo Huni kuĩ do território Praia da Carapanã, no município de Tarauacá-AC. Formado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso –UNEMT. Fez mestrado e doutorado em linguística na UnB. Atualmente é pós-doutorando em Linguagem e identidade na UFAC.  Secretario da Federação do povo Huni kuĩ do Estado do Acre, coordenador de educação escolar Huni kuĩ, membro do Laboratório da Interculturalidade – LABNTER, defensor e pesquisador da língua e cultura do povo Huni kuĩ.

References

ARRUDA, Kátia de; BELTRAME, Valmor. Teatro Lambe-lambe: o menor espetáculo do mundo. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1010-1020, 2008. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/download/15658/10250. Acesso em: 7 jul. 2021.

BALÉE, William. Sobre a Indigeneidade das Paisagens. Revista de Arqueologia, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 09-23, 2008. Disponível em: https://revista.sabnet.org/index.php/sab/article/view/248 Acesso em: 9 ago. 2021.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, jan. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100005. Acesso em: 1 jun. 2021

CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 1997.

CARREIRA, André. Espacialidades e intimidade: ocupação do espaço e o projeto do real no teatro. Ilinx: Revista do Lume, Campinas, v. 4, p. 1-10, dez. 2013. Disponível em: https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/278/258. Acesso em: 3 abr. 2021.

CARREIRA, André. 2. AMBIENTE, FLUXO E DRAMATURGIAS DA CIDADE: materiais do Teatro de Invasão. O Percevejo Online, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%p. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/opercevejoonline/article/view/482. Acesso em: 22 abr. 2021.

CAVALCANTI, G. A Brincadeira do Teatro de Bonecos no Rio Grande do Norte. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 15, p. 69-83, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br./index.php/moin/article/view/1059652595034701152016069. Acesso em: 9 ago. 2021.

CONDE, Daniel Ribeiro; MAFRA, Flávia Luciana Naves; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves. Escambo. Rigs: revista interdisciplinar de gestão social, Salvador, v. 3, n. 1, p. 123-140, jan. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/9169. Acesso em: 9 abr. 2021.

DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco; 1986.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FERREIRA, Paulo Roberto Nunes. Na “remenda do céu com a terra” escolas diferenciadas não são Huni Kuĩ. 2010. Dissertação (Mestre em Antropologia Social) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/26471/Paulo%20Roberto.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 ago. 2021.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (org.). Terra Indígena Alto Rio Purus. Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/. Acesso em: 11 jun. 2021. a

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (org.). Terra Indígena Katukina/Kaxinawa. Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/. Acesso em: 8 jun. 2021. b

LAGROU, Elsje Maria. O que nos diz a arte kaxinawa sobre a relação entre identidade e alteridade? Mana, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 29-61, abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132002000100002&lng=en&nrm=iso> . Acesso em: 14 mai. 2021.

LAGROU, Els. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. Revista Proa, Campinas, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/2385. Acesso em: 9 ago. 2021.

LEVIS, Carolina. A transformação humana pré-colombiana da paisagem florestal no interflúvio Purus-Madeira, Amazônia Central. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia) -Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, 2012. Disponível em: https://bdtd.inpa.gov.br/bitstream/tede/788/1/Dissertacao_Carolina_Levis.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

LEVIS, Carolina et al. Persistent effects of pre-Columbian plant domestication on Amazonian forest composition. Science, Washington, v. 355, n. 6328, p. 925–931, 2017. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/355/6328/925.full. Acesso em: 9 ago. 2021.

LIMA, Romilda de Souza; FERREIRA NETO, José Ambrósio; FARIAS, Rita de Cássia Pereira. Alimentação, comida e cultura: o exercício da comensalidade. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 507-522, 28 jul. 2015. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282840432 . Acesso em: 4 mar. 2021.

MCCALLUM, Cecilia. Alteridade e sociabilidade kaxinauá: perspectivas de uma antropologia da vida diária. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 38, p. 127-136, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/i/1998.v13n38/. Acesso em: 15 mar. 2021.

NICOLAU, Vitor R. do V.; SILVA, Sulamita R. O contexto cultural amazônico nas aulas de arte em uma escola pública localizada no Bairro Volta Seca no município de Rio Branco/Acre. In: XIII CONGRESSO LIA, 2019. Anais do XIII Congresso de Linguagens e Identidades das/nas amazônias, Rio Branco, p. 245-253. Disponível em: https://170b7fb0-988b-40b9-a3f1-33182fe97668.filesusr.com/ugd/bbd4fb_07ec3964bbf64cfca29cd351088f7c46.pdf. Acesso em: 15 de jun. 2021.

SÁEZ, Oscar Calavia; NAVEIRA, Miguel Carid; GIL, Laura Pérez. O Saber é Estranho e Amargo - Sociologia e mitologia do conhecimento entre os Yaminawa. Campos - Revista de Antropologia, [s. I.], v. 4, dez. 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/campos/article/view/1596. Acesso em: 14 maio 2021.

º Seminário de Arte e Educação: práticas, espaços e tempos em transformação – UFAC. Even3, 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/2saeufac/. Acesso em: 17 abr. 2021.

TORRES, M. N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; TORRES, Maldonado Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

Valorizando os povos indígenas, governo oferta ensino gratuito de hãtxa kuin. Notícias do Acre, Rio Branco, abr. 2018. Disponível em: https://agencia.ac.gov.br/valorizando-os-povos-indigenas-governo-oferta-ensino-gratuito-de-hatxa-kuin/. Acesso em: 17 abr. 2021.

Published

2021-12-18

How to Cite

VALLE, Vitor Ribeiro do; CONCEIÇÃO, Flávio da; KAXINAWA, Joaquim Paulo de Lima. Theater with the forest: a path. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 70–89, 2021. DOI: 10.5965/2595034702252021070. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/20908. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos fora do Dossier Temático