Construção e criação: dois aprendizados intimamente ligados

Autores

  • Greta Bruggeman Companhia Arketal - Cannes (França)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702142015186

Resumo

É com um espírito ao mesmo tempo artístico e artesanal que estudo, há
trinta anos, o objeto-boneco. Para mim, trata-se, efetivamente, de uma ampla área de expressão, na qual várias artes se interpenetram. Assim, desde o início da minha carreira, os encontros, as experiências e os compartilhamentos com outros criadores balizaram o meu percurso. Daí nasceu a linguagem estética singular da companhia Arketal, cuja riqueza Sylvie Osman e eu nos esforçamos hoje em dia para transmitir, tanto no âmbito da construção quanto no da atuação. Na verdade, quer se destine à confecção, quer se destine à interpretação, todo e qualquer aprendiz de bonequeiro deve apreender o boneco na sua totalidade, a fim de melhor perceber-lhe a complexidade e, desse modo, ser capaz de encontrar a sua própria linguagem.


Palavras-chave: Ensino boneco. Construção boneco. Formação boneco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greta Bruggeman, Companhia Arketal - Cannes (França)

Diretora artística da Companhia Arketal, de
Cannes, França. Estudou no Institut International de la Marionnette - IIM, em Charleville-Mézières. Desde 1983, ano de fundação da Arketal, cria a cenografia e a construção das marionetes para espetáculos
da Companhia. É coordenadora do Espaço Arketal, lugar de formação profissional sobre a marionete, com ênfase nas artes visuais, construção e animação de bonecos e objetos. Viaja com seus espetáculos e ministra cursos na França e no exterior. Greta é membro da Comissão de Formação Profissional da UNIMA.

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

BRUGGEMAN, Greta. Construção e criação: dois aprendizados intimamente ligados. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 14, p. 186–197, 2018. DOI: 10.5965/2595034702142015186. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702142015186. Acesso em: 29 mar. 2024.