Kasperl em Santa Catarina: herança cultural alemã através do teatro de bonecos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701312025098Palavras-chave:
Kasperl, Santa Catarina, teatro de bonecos, cultura alemãResumo
O artigo explora a presença e a influência do teatro de bonecos Kasperltheater em Santa Catarina, como parte da herança cultural alemã trazida por imigrantes a partir do século XIX. Originário da Alemanha, o Kasperl é um personagem central no teatro de bonecos popular daquele país, representado tanto como fantoche de luva quanto como marionete de fios. O texto destaca a atuação da companhia Hohnsteiner Handpuppenspiele na popularização do Kasperl e sua disseminação no Brasil, especialmente em comunidades catarinenses de ascendência alemã. Através de relatos históricos, como os de Margarethe Schlünzen ("Móin-Móin") e Hildor Emmel, o artigo demonstra como o Kasperltheater foi integrado ao cotidiano, à educação e às tradições locais, ressurgindo no século XXI por meio de iniciativas culturais e artísticas. A peça Kasperl e a Cerveja do Papa, da Trip Teatro, exemplifica a adaptação contemporânea dessa tradição, conectando passado e presente. O estudo revela a importância do Kasperl como símbolo de resistência cultural e sua relevância na identidade catarinense.
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