202 dias em um mundo de miniatura: Maria Cláudia e suas múltiplas facetas na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701242021226Palavras-chave:
Teatro de animação, Pandemia, AfetosResumo
Entre os dias 16 de março e 2 de outubro de 2020, 202 cenas diferentes da boneca Maria Cláudia foram postadas em duas redes sociais diariamente, transformando a miniatura no melhor do mundo real. O lúdico tomou o espaço que não se pode tocar e/ou mensurar. O artigo aborda o teatro de animação realizado nas mídias digitais, bem como suas repercussões em tempos de pandemia de Covid-19, marcados por mudanças na vida cotidiana, isolamento social, frustrações, perdas afetivas, luto. Conclui que, ao mirar o universo da ludicidade, o espaço virtual tornou-se um lugar de desenvolvimento cognitivo, mas também de resistência e luta por sanidade, beleza, vida e cultura.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Camila Leite. As fotografias de Cindy Sherman: Reflexão e criação sobre os sujeitos contemporâneos. Revista Ícone, v. 14, n. 2, p. 10-16, dez. 2012.
FRADE, Isabela. Maria Cláudia no Museu de Arte Moderna. 2020. Disponível em: https://prezi.com/p/jxa68txfnxsr/maria-claudia-no-museu-de-arte-moderna/.
HABERT, Angeluccia Bernardes. Fotonovela e Indústria Cultural: estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões. Petrópolis: Vozes, 1974.
JOANILHO, André Luiz; JOANILHO, Mariângela Peccioli Galli. Sombras Literárias: a fotonovela e a produção cultural. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, n. 56, p. 529-548, 2008.
SILVA, Tiago Medeiros da. A Fotonovela como Recurso Pedagógico e Interdisciplinar. 55 f. Monografia. (Graduação em Educação Artística e Artes Cênicas) – Faculdade de Artes Cênicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
ZOLADZ, Rosza Vel. Veios do Lúdico: por uma etnografia da mulher idosa. Rio de Janeiro: USU, 1986.VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memória Urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.