O teatro na encruzilhada: o contexto dos dez primeiros anos do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701072010010Resumo
A edição Nº 7 da Revista Móin-Móin pretende refletir sobre o
que vêm sendo produzido no teatro de formas animadas no Brasil
nos dez primeiros anos do século XXI. A idéia é pensar sobre processos
de criação, ações formativas/eventos, e mudanças que vêm acontecendo em diferentes contextos brasileiros. Estudar este tema é fundamental porque é possível registrar, neste período de 2000 a 2009 no Brasil, um conjunto de atividades e iniciativas sobre o teatro de formas animadas que merecem reflexão tais como: a multiplicação de festivais e eventos que tem dado grande visibilidade a essa arte; o fortalecimento e a consolidação do trabalho de grupos de teatro revelando o aprofundamento e o domínio da linguagem do teatro de animação; a hibridação de espetáculos que, cada vez mais, rompem as fronteiras do teatro de bonecos; a “contaminação” do teatro de atores com elementos da linguagem do teatro de animação. Ao mesmo tempo, o mercado, as leis de fomento à produção e à circulação de espetáculos pelo Brasil, oferecem benefícios e impõem exigências, o que remete a pensar sobre em que medida isso interfere nos processos criativos dos artistas e dos grupos.
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