O teatro na encruzilhada: o contexto dos dez primeiros anos do século XXI

Autores

  • Valmor Níni Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC /
  • Gilmar Moretti SCAR

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701072010010

Resumo

A edição Nº 7 da Revista Móin-Móin pretende refletir sobre o
que vêm sendo produzido no teatro de formas animadas no Brasil
nos dez primeiros anos do século XXI. A idéia é pensar sobre processos
de criação, ações formativas/eventos, e mudanças que vêm acontecendo em diferentes contextos brasileiros. Estudar este tema é fundamental porque é possível registrar, neste período de 2000 a 2009 no Brasil, um conjunto de atividades e iniciativas sobre o teatro de formas animadas que merecem reflexão tais como: a multiplicação de festivais e eventos que tem dado grande visibilidade a essa arte; o fortalecimento e a consolidação do trabalho de grupos de teatro revelando o aprofundamento e o domínio da linguagem do teatro de animação; a hibridação de espetáculos que, cada vez mais, rompem as fronteiras do teatro de bonecos; a “contaminação” do teatro de atores com elementos da linguagem do teatro de animação. Ao mesmo tempo, o mercado, as leis de fomento à produção e à circulação de espetáculos pelo Brasil, oferecem benefícios e impõem exigências, o que remete a pensar sobre em que medida isso interfere nos processos criativos dos artistas e dos grupos.

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Biografia do Autor

Valmor Níni Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC /

Diretor teatral, bonequeiro, doutor em teatro e professor de Teatro de Animação na Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

BELTRAME, Valmor Níni; MORETTI, Gilmar. O teatro na encruzilhada: o contexto dos dez primeiros anos do século XXI. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 010–013, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010010. Acesso em: 5 nov. 2024.

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