A Teatralidade das Marionetes na Cena de Robert Lepage

Autores

  • Aleksandar Sasha Dundjerovic Drama School of Arts - Universidade de Manchester (Inglaterra)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701052008157

Resumo

A teatralidade de Lepage funciona na associação entre imagens
gravadas e ao vivo. Trata-se de uma comunicação entre atores e toda
a tecnologia trazida ao espaço, onde, segundo Johannes Barringer,
“percepções espaciais são feitas através do que é inserido fisicamente
no espaço”5. A tecnologia também está, conforme observa Alison Oddey, contribuindo com o processo de criação coletiva e influenciando o desenvolvimento da performance em sua evolução. Lepage gosta de se relacionar com tecnologia no mesmo nível que o faz com o texto escrito (quando há um), e a criatividade dos performers. Poderíamos considerar esta colagem de material “ao vivo” en gravado como tecno-cena, ou uma tecnologia que está em simbiose com a ação do performer no espaço. Na verdade, a tecno-cena de Lepage é uma teatralidade híbrida que mescla atuação ao vivo com imagens cinemáticas, vídeo, projeções de slides e colaborações com tecnologias digitais e artistas de várias áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleksandar Sasha Dundjerovic, Drama School of Arts - Universidade de Manchester (Inglaterra)

é conferencista sênior em performance teatral no Departamento de Drama, na Universidade de Manchester, Inglaterra. Ele é diretor de teatro, com diversas publicações sobre o trabalho de Robert Lepage e o teatro e cinema de Quebec. Sua área de atuação é concepção e direção teatral, performance multimídia, teatro político e as interfaces entre teatro e cinema. 

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

DUNDJEROVIC, A. S. A Teatralidade das Marionetes na Cena de Robert Lepage. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 05, p. 157-176, 2018. DOI: 10.5965/2595034701052008157. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701052008157. Acesso em: 29 maio. 2022.