A interseção entre internacionalização e docência na educação superior nas pesquisas da pós-graduação brasileira
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723825582024011Mots-clés :
educação superior, internacionalização da educação superior, docência, desenvolvimento profissional docenteRésumé
Na educação superior, o sentido estrito da docência está relacionado ao conhecimento do campo científico em uma perspectiva que o inter-relaciona, a partir de um saber pedagógico, com o ensino, a pesquisa e a extensão no processo de formação humana e de produção de outros conhecimentos. Na atualidade, o trabalho do docente sofre impactos do processo de globalização e de internacionalização, os quais modificam o paradigma da docência universitária e trazem implicações para os processos de ensino e aprendizagem. Este estudo[1] tem como objetivo analisar a intersecção entre internacionalização e docência da Educação Superior, presente na produção de dissertações e teses nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Utilizou-se a metodologia do Estado do Conhecimento, tendo sido delimitado como recorte temporal os anos de 2001 a 2022. Os resultados indicam a necessidade de revisitar o papel da docência universitária nos contextos emergentes, pois as complexidades impostas à educação superior na contemporaneidade exigem práticas docentes mais inclusivas e integradas, que valorizem e respeitem a diversidade cultural e promovam a convivência e a comunicação intercultural no campus universitário. Destacamos a relevância da inclusão de estratégias voltadas ao desenvolvimento profissional docente no planejamento institucional de internacionalização. Em síntese, as pesquisas analisadas enfatizam a relevância de desenvolvimento profissional com foco na internacionalização, tendo sido constatado que essa formação tem ressonâncias na formação da identidade profissional docente.
[1] Este trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de Doutorado desenvolvida pela primeira autora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que teve como tema central analisar o impacto da Internacionalização da Educação Superior para a docência universitária.
Téléchargements
Références
AVENA, Joana Espinheira. Pós-doutorado no exterior: implicações para produção científica no âmbito da UFBA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30398. Acesso em: 24 jan. 2023.
BAIL, Cibele Coradin. Formação de professores de inglês para fins específicos com vistas à internacionalização do ensino superior. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231591. Acesso em: 24 jan. 2023.
CAMARGO, Arlete Maria Monte de. A constituição do campo da formação de professores na Amazônia. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 19-33.
CAMARGO, Arlete Maria Monte de et al. A formação docente na pós-graduação nas Amazônias Brasileiras é de quem? Alguns desafios curriculares e formativos. Currículo sem Fronteiras, [s.l.],v. 22, e2184, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.2184. Acesso em: 7 nov. 2023.
CAVALCANTE, Rivadavia Porto. Faces do agir docente em projetos cooperativos de internacionalização: uma leitura interacionista sociodiscursiva de representações sobre políticas de idiomas estrangeiros no contexto dos Institutos Federais. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8881. Acesso em: 24 jan. 2023.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Geocapes. Sistema de informações georreferenciadas – CAPES: concessão de Bolsas de pós-graduação da Capes no Brasil. Brasília, DF: Capes, 2022. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 14 set. 2022.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Plataforma Sucupira: cursos avaliados e reconhecidos. Brasília, DF: Capes, 2023c. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf. Acesso em: 9 nov. 2023.
CNPq - CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Grupos por região. Brasília, DF, 2023a. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/grupos-por-regiao. Acesso em: 23 set. 2023.
CNPq - CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Painel Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília, DF, 2023b. Disponível em: http://bi.cnpq.br/painel/fomento-cti/. Acesso em: 23 set. 2023.
DALLA CORTE, Marilene Gabriel. Um estudo acerca dos contextos emergentes nos cursos de licenciatura no Brasil: em destaque a internacionalização. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 357- 367, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29023. Acesso em: 10 nov. 2023.
DELLA MÉA, Liliane Gontan Timm. A internacionalização da pós-graduação: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/4647?show=full. Acesso em: 24 jan. 2023.
HUDZIK, Jhon. Executive summary, comprehensive internationalization: from concept to action. Washington: NAFSA, 2011.
KNIGHT, Jane. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2020.
KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marilia Costa. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento: para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, Cuiabá, v. 33, p. 123-145, 2021. Disponível em: http://revistas.cua.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/view/1318/19192476. Acesso em: 22 fev. 2023.
MOREIRA, Jefferson da Silva; MIRANDA, Eduardo Oliveira. Balanço da produção acadêmica sobre o tema da formação de professores no Brasil: revisão dos enfoques temáticos. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 26, p. 575-592, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2541. Acesso em: 25 set. 2023.
MOROSINI, Marilia Costa. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/qZF8Fpz8MjgWHNdC38frh5Q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 7 jul. 2023.
MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 10 jun. 2021.
MOROSINI, Marilia Costa. Internacionalização da educação superior em contextos emergentes. In: FRANCO, Maria Estela Dal Pai; ZITKOSKI, Jaime; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Educação superior e contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 61-79.
MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, out. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 10 jan. 2023.
MOROSINI, Marilia Costa; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.
MOROSINI, Marilia Costa; WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle; MARCELINO, Jocélia Martins; HATSEK, David Jorge Rodrigues. Estratégias de internacionalização de universidades brasileiras participantes do Programa Capes PrInt. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, v. 31, n. 82, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7886/3164. Acesso em: 9 nov. 2023.
NEVES, Débora Valim Sinay. A internacionalização da educação superior na Bahia e suas potencialidades na formação continuada docente. 2020. Tese (Doutorado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2926. Acesso em: 24 jan. 2023.
NEVES, Maria do Socorro Smith; ANDRADE, Antonia Costa. A formação de professores nos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: o contexto da Amazônia Legal. In: CAMARGO, Artele Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 55-72.
DICIONÁRIO AMBIENTAL: o que é a Amazônia legal. In: O Eco, Rio de Janeiro, 20 nov. 2014. Disponível em: https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28783-o-que-e-a-amazonia-legal/. Acesso em: 10 nov. 2023.
PAZELLO, Elizabeth. Internacionalização na UTFPR-CT: da cereja do bolo às duas pontas do iceberg. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/65612. Acesso em: 24 jan. 2023.
PEREIRA, Pablo. O papel do professor no processo de internacionalização nos programas de pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2019. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2019/366329_1_1.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.
PRETTO, Amanda de Mendonça. M. Letramentos acadêmicos para implementar o inglês como meio de instrução na Universidade Federal de Santa Maria. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/21666. Acesso em: 24 jan. 2023.
RAMOS, Milena Yumi. Formação de doutores no país e no exterior: impactos da internacionalização na ciência brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/945454. Acesso em: 24 jan. 2023.
SAES, Klarissa Valero Ribeiro. Efeitos das políticas de internacionalização sobre a produção científica: estudo de caso do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Bioquímica) da Universidade Federal do Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/69124. Acesso em: 24 jan. 2023.
SILVA, Edilma Pinheiro da. O impacto da adoção das normas contábeis internacionais no ensino superior de Contabilidade, segundo a percepção dos docentes. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração e Finanças, Centro de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8124. Acesso em: 24 jan. 2023.
SILVA, Josielle Soares da. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil? 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31012. Acesso em: 24 jan. 2023.
SILVA, Thiago Oliveira da. Expatriação de docentes e o processo de internacionalização em programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2020. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6012. Acesso em: 24 jan. 2023.
SOUSA, José Vieira de. História da Educação Superior. In: MOROSINI, Marilia Costa (org.). Enciclopédia brasileira de educação superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. p. 42-194.
TEIXEIRA, Genival Jardel Trajano. Isomorfismo institucional e internacionalização: um estudo na Universidade Estadual do Centro-Oeste. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2021. Disponível em: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1693. Acesso em: 24 jan. 2023.
VIEIRA, Rosilene Carla. A internacionalização da pós-graduação no Brasil: a relação entre os rankings acadêmicos globais e avaliação dos programas de pós-graduação em Administração. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014. Disponível em: http://tede2.espm.br/handle/tede/231. Acesso em: 24 jan. 2023.
WAGNER, Flávia; CUNHA, Maria Isabel da. Oito assertivas de inovação pedagógica na educação superior. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 19-23, set./dez. 2019.
DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4460
WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle. Pedagogia da Internacionalização: a docência na UNILA. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10795/2/Tese%20-%20Vanessa%20Gabrielle%20Woicolesco.pdf. Acesso em: 2 set. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.