O patrimônio educativo em tela: incursões pelos Anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação (2011-2019)
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723824552023339Mots-clés :
Congresso Brasileiro de História da Educação, cultura material escolar, patrimônio educativo, historiografia educacional brasileiraRésumé
O presente artigo analisa as comunicações que compõem os eixos específicos do Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE) sobre o “Patrimônio Educativo” e as temáticas ali apresentadas entre os anos de 2011 e 2019. Investigamos 135 trabalhos em cinco edições de um dos maiores eventos da área, com foco nas temáticas que são veiculadas nas comunicações, e os caminhos que a história da educação tem trilhado ao longo da segunda década do século XXI. As análises demonstram preponderância do trato com o patrimônio da escola, com uma incipiente discussão sobre os usos do patrimônio no ensino e mesmo no que se refere ao patrimônio de outras instituições, educativas ou não. Com relação aos acervos, há um predomínio do trabalho com os arquivos e centros de memória, com um espaço menor para o debate sobre os acervos de museus e bibliotecas escolares. O patrimônio educativo apresentado nos CBHEs é um meio de divulgar o que a comunidade de pesquisadores tem investigado, além de conhecer fragmentos do nosso passado educacional, para também tornar maior o conjunto de pessoas sensíveis e responsáveis pelo patrimônio que extrapola as práticas educativas e contribui para a construção da identidade coletiva, da cidadania.
Téléchargements
Références
ALVES, Eva Maria Siqueira. A edificação do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas, v. 2, n. 2, p. 37-50, jan./jun. 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9243. Acesso em: 20 nov. 2022.
ANDRADE, Vivian Galdino. As novas tecnologias e a história da educação: A digitalização de fontes para a pesquisa na cidade de Bananeiras/PB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 9., 2017, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2017. v. 1. p. 6282- 6296.
CABRAL, Anne Emilie Souza de Almeida. A temática do patrimônio histórico-educativo em periódicos e congressos da área da História da Educação. Boletim Historiar, São Cristóvão/SE, v. 8, n. 4. p. 03-22, out./dez. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar/article/view/16975. Acesso em: 26 nov. 2022.
CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina (org.). Apresentação. Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. p. 23-28.
CASTRO, César Augusto (org.). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, SC e TD, 1870-1925). São Luís: EDUFMA: Café e Lápis, 2011.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
CHUVA, Márcia. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, v. 34, p. 1-15, 2012.
CUNHA, Maria Teresa Santos. Acervos escolares: olhares ao passado no tempo presente. Revista História da Educação – RHE, Porto Alegre, v. 19, n. 47, p. 293-296, set./dez., 2015 Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/58105. Acesso em: 19 nov. 2022.
CUNHA, Maria Teresa Santos; CAMPOS, Émerson César de. Um itinerário de pesquisa: Aspectos sobre a temática patrimônio histórico-educativo na história da educação (2000-2015). Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas, v. 6, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14332. Acesso em: 29 nov. 2022.
ESCOLANO BENITO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Trad. Heloísa Pimenta Rocha e Vera Lúcia Gaspar da Silva. Campinas: Alínea, 2017.
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. I (46), p. 87-102, jan./abr., 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756. Acesso em: 21 nov. 2022.
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Cultura escolar: da migração do conceito à sua objectivação histórica. In: FELGUEIRAS, Margarida Louro; VIEIRA, Carlos Eduardo (eds.). Cultura escolar, migrações e cidadania. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2010. p. 17-32.
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Preservar a herança educativa: desafios, limites e possibilidades. In: ALVES, Luís Alberto Marques; PINTASSILGO, Joaquim (coord.). Investigar, intervir e preservar em história da educação. Porto: CITCEM, 2017. p. 153-169.
GRANATO, Marcus; ARAÚJO, Bruno Melo de; RIBEIRO, Emanuela Sousa. Patrimônio cultural da ciência e tecnologia (PCC&T). In: CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina. (org.). Apresentação. Dicionário temático de patrimônio. Debates contemporâneos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. p. 139-143.
GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele de. Material school culture in the fields and gardens1 of the history of education: a look at academic production in Brazil (2000-2020). Educació i Història: Revista d’Història de l’Educació, Barcelona, n. 38, p. 79-104, 2021. Disponível em: https://issuu.com/institut-destudis-catalans/docs/issuu_eduh_38. Acesso em: 30 nov. 2022.
GIL, Carmen Zeli de Vargas; ALMEIDA, Doris Bittencourt. Patrimônios da educação: o ensino e a pesquisa. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, v. 2, n. 6, p. 121-136, ago. 2013. (Edição Especial). Disponível em: https://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/181. Acesso em: 25 nov. 2022.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (org.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p. 25-33.
GORDINHO, Margarida Cintra (textos); CANNABRAVA, Iatã; TEODORO, Malu; ASSENCIO, Vinicius; (fotos). Patrimônio escolar: uma saga republicana. São Paulo: Terceiro Nome, 2013. v. 4. (Coleção patrimônio paulista).
HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 22, n. 36, p. 261-273, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/qhLrpqw77Bgwq8Gv3wbRX4x/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2022.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001 Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 23 nov. 2022.
MEDA, Juri. A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 7-28, jan./abr., 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015007. Acesso em: 18 nov. 2022.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: Documentos Pessoais no Espaço Público. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 21. p. 89-103, 1998. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2067. Acesso em: 16 nov. 2022.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 9-42, jan./dez, 1994. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5289. Acesso em: 26 nov. 2022.
MENEZES, Maria Cristina. Entre porões e sótãos: O Patrimônio Histórico‐Educativo em cena. [Entrevista concedida a Maria Teresa Santos Cunha e Rosa Fátima de Souza Chaloba] Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 223‐249, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014223. Acesso em: 20 nov. 2022.
MOGARRO, Maria João, NAMORA, Alda. Educação e Patrimônio Cultural: Escolas, Objetos e Práticas, Perspectivas multidisciplinares sobre a cultura material. MOGARRO, Maria João (coord.). Educação e patrimônio cultural: escolas, objetos e práticas. Lisboa: Edições Colibri; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. p. 9-44.
NÓVOA, António. Carta a um jovem historiador da educação. In: ALVES, Luís Alberto Marques; PINTASSILGO, Joaquim (coord.). Investigar, intervir e preservar em história da educação. Porto: CITCEM, 2017. p. 205-214.
OLIVEIRA, João Paulo Gama; ALVES, Eva Maria Siqueira; COSTA, Rosemeire Marcedo; FONSECA; Simone da Silva. Fontes e acervos na escrita da história de uma instituição educacional: o lugar do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS). Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Aracaju, v. 2, n. 50, p. 423-450. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/rihgse/article/view/14585. Acesso em: 26 jun 2023.
OLIVEIRA, João Paulo Gama. Desafios políticos para a instalação e manutenção do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (2005-2019). In: PAULILO, André Luiz; CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da; CAMPELLO, Lorena de Oliveira Souza (org.). A Pesquisa em acervos da escola e da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2023. p. 183-206.
PAULILO, André Luís. Acervos da Educação em Centros de Memória e Documentação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 9., 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa: UFPB, 2017. p. 5960-5968.
PELEGRINI, Sandra C. A. O patrimônio cultural no discurso e na lei: trajetórias do debate sobre a preservação no Brasil. Patrimônio e memória, Assis: CEDAP, v. 2, n. 2, p. 61-84, 2006. Disponível em: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/37/37. Acesso em: 19 nov. 2022.
PERES, Eliane Terezinha. A constituição de um arquivo e a escrita da história da educação: do gesto artesão à prática científica. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, v. 19, n. 49, p. 219-242, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47152. Acesso em: 25 nov. 2022.
POSSAMAI, Zita Rosane. Patrimônio e história da educação: aproximações e possibilidades de pesquisa. Revista História da Educação, [Porto Alegre], v. 16, n. 36, p. 110-120, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/19976. Acesso em: 21 nov. 2022.
SANTOS, Kalline Laira Lima dos; ÁVILA, Virgínia. Pereira da Silva. Escola Marechal Antônio Alves Filho e a preservação da memória educacional: mapeamento dos dossiês dos alunos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 9., 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa: UFPB, v. 1, 2017. p. 6116-6127.
SAVIANI, Dermeval, et al. Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. Revista Brasileira de História da Educação, [Maringá], v. 11, n. 3 (27), p. 13-45, set./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38762. Acesso em: 25 nov. 2022.
SILVA, Cristiani Bereta da. Patrimônio educativo. In: CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina (org.). Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. p. 205-209.
SILVA, Alexandra Lima da; ORLANDO, Evelyn de Almeida. Memória e patrimônio na história da educação: possibilidades e desafios. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 425-444, maio/ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/50293. Acesso em: 20 nov. 2022.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.
SOUZA, Rosa Fátima de. Preservação do Patrimônio Histórico Escolar no Brasil: notas para um debate. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 199-221, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013199. Acesso em: 19 nov. 2022.
VIDAL, Diana Gonçalves. Arquivos Escolares: desafios à prática e à pesquisa em história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, [Maringá], n. 10, p. 71-73, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38646. Acesso em: 26 nov. 2022.
VIDAL, Diana Gonçalves. História da Educação como Arqueologia: cultura material escolar e escolarização. In: ALVES, Luís Alberto Marques; PINTASSILGO, Joaquim (coord.). Investigar, intervir e preservar em história da educação. Porto: CITCEM, 2017. p. 45-62.
VIÑAO FRAGO, Antonio. La escuela y la escolaridad como objetos históricos. Facetas y problemas de la historia de la educación. História da Educação, Pelotas: ASPHE/FaE/UFPel, v. 12, n. 25, p. 9-54, maio/ago. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29059. Acesso em: 23 nov. 2022.
ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. Patrimônio educativo e patrimônio histórico-científico no Brasil: alguns apontamentos. Museologia e Patrimônio – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – Unirio/MAST, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 104-122, 2015. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/440/0. Acesso em: 28 nov. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.