A interface entre o conhecimento disciplinar e a heterogeneidade na formação de identidades mais solidárias

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DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723824562023208

Mots-clés :

conhecimento disciplinar, currículo, diversidade cultural

Résumé

Este artigo tem como objetivo propor reflexões sobre o conhecimento disciplinar e a heterogeneidade em interface com a formação do sujeito no processo educacional para discutir como o aluno pode aprender a partir do seu conhecimento enciclopédico, do contexto social no qual está imerso, bem como a partir do diálogo entre conhecimento disciplinar e diferentes saberes e culturas. Para tanto, abordamos as concepções de currículo prescrito e conhecimento poderoso (YOUNG, 2013), no intuito de compreender a educação numa dimensão holística na contemporaneidade. Para Libâneo (2012), não se trata mais de manter a velha escola assentada no conhecimento, mas de conceber o espaço escolar que valoriza as relações humanas. A partir das concepções de currículo oculto e currículo prescrito, dispostas neste trabalho, bem como da importância da dialogicidade com as culturas do alunado, é possível dizer que o processo de ensino e aprendizagem não se esgota nos documentos textos, nas normatizações, pois professores e alunos são protagonistas na criação do currículo. Dessa forma, o grande desafio é o diálogo entre conhecimento disciplinar e diversidade entres diferentes culturas. Empenhar-se em discutir tais proposições na teoria e na prática, é certamente um primeiro passo para que as classes mais vulneráveis sejam, de fato, incluídas no processo educacional, no qual a qualidade de ensino contemple a todos.

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Biographie de l'auteur

Luciene de Cassia de Santana , SEDUC-SP

 Mestra pela Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo - FEUSP (2017), na linha de pesquisa “Linguagem,
Educação e Psicologia” (2017). Especialista em Alfabetização e Letramento (2015) pelo Centro Universitário
Assunção - UNIFAI. Graduação – Letras – FFLCH-USP. Vinculada à Secretaria de Estado da Educação de São
Paulo desde nov/2012. 

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Publiée

2023-12-11

Comment citer

SANTANA , Luciene de Cassia de. A interface entre o conhecimento disciplinar e a heterogeneidade na formação de identidades mais solidárias. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 208–227, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023208. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21648. Acesso em: 24 nov. 2024.