A Contribuição da Sociologia para o Ensino em Saúde

Auteurs

  • Melissa de Mattos Pimenta
  • Régia Cristina Oliveira

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723821452020260

Résumé

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sintética sobre a contribuição das Ciências Sociais e da Sociologia para o Ensino em Saúde, com base na experiência docente das autoras em cursos na área da saúde, nos quais o ensino de Sociologia e Antropologia é obrigatório. De caráter introdutório, as disciplinas ministradas têm sido incorporadas a diferentes currículos, desde os cursos de Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Obstetrícia, Enfermagem e outros, a partir das suas Diretrizes Curriculares Nacionais. O reconhecimento da importância do ensino de Ciências Sociais para a formação de profissionais do campo da saúde se reflete nas questões relacionadas ao direito à saúde, à ética na relação profissional-paciente, nos desafios apresentados pelas desigualdades sociais em saúde e na perspectiva humanista do cuidado integral. Nesse sentido, as Ciências Sociais oferecem aos graduandos um ponto de vista privilegiado para o entendimento do paciente tanto como sujeito de direitos, inserido em um contexto social, cultural, econômico e político, como intérprete crítico e atuante sobre o próprio corpo, que reconhece e identifica os processos de adoecimento, escolhe e adere às propostas terapêuticas e, assim, contribui para continuidade e transformação das práticas em saúde. Assim, a partir de alguns dos temas e problemáticas trabalhados em sala de aula, nos propomos a refletir sobre a interface entre esses campos científicos, apresentando contribuições para o processo de formação de profissionais de saúde em diversas áreas.

Palavras-chave: Ciências Sociais. Sociologia. Ciências da Saúde. Processo corpo-saúde-doença.

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Publiée

2020-05-04

Comment citer

PIMENTA, Melissa de Mattos; OLIVEIRA, Régia Cristina. A Contribuição da Sociologia para o Ensino em Saúde. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 260–284, 2020. DOI: 10.5965/1984723821452020260. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020260. Acesso em: 22 déc. 2024.