O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação

Auteurs

  • Ademar Antonio Lauxen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

O presente trabalho resulta de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas, utilizando questões semiestruturadas com dez professores-formadores, atuantes em um curso de licenciatura. No estudo, foram abordadas questões que versam sobre a atuação docente e as situações que remetem a frustrações e à idealização desse processo. A pesquisa visou à compreensão de como os saberes docentes podem amparar a construção de novos olhares para “o fazer” do professor-formador no cotidiano de sua ação. A análise dos dados se efetivou com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Como resultado, os entrevistados relacionam as situações de frustração e a idealização na atuação pedagógica com questões relativas ao planejamento, ao domínio de conteúdo e aos aspectos das relações interpessoais. Entende-se que algumas dessas situações podem ser superadas/potencializadas em processos de interlocução entre os professores em espaços/tempos intra-institucionais, em que as reflexões coletivas se fazem permanentes e constitutivas de uma forma de pensar a formação continuada.

Palavras-chave: Professores Universitários. Formação. Ensino Superior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ademar Antonio Lauxen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências – UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Pós-doutor pela Universidade de Aveiro – Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS.

Téléchargements

Publiée

2018-05-16

Comment citer

LAUXEN, Ademar Antonio; DEL PINO, José Claudio. O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 394–413, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018394. Acesso em: 18 juill. 2024.