Videogames como conteúdo? Contribuições para uma proposta de ensino baseada na pedagogia dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822502021320

Palavras-chave:

jogos digitais, multiletramentos, educação, design

Resumo

Este ensaio tem como objetivo sistematizar e socializar as contribuições para uma proposta de ensino de jogos digitais alicerçada na pedagogia dos multiletramentos. Trata-se de uma reflexão teórica que se baseia na bibliografia pertencente ao campo de investigação dos videogames. Como resultado, descrevem-se os processos de conhecimento e as atividades de aprendizagem com base na prática situada, na instrução explícita, no enquadramento crítico e na prática transformada. Por fim, evidencia-se a compatibilidade entre as orientações pedagógicas dos multiletramentos e os jogos digitais como domínio semiótico.

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Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Professor adjunto no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA).

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

CRUZ JUNIOR, Gilson. Videogames como conteúdo? Contribuições para uma proposta de ensino baseada na pedagogia dos multiletramentos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 320–350, 2021. DOI: 10.5965/1984723822502021320. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18428. Acesso em: 28 mar. 2024.