Entre diálogos, estudos e vivências literárias: a experiência formativa no LEEI-PR 2024-2025
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826622025082Palavras-chave:
formação, leitura e escrita, literatura, educação infantilResumo
Este texto tem como objetivo refletir e compartilhar a formação continuada ofertada no âmbito do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, no estado do Paraná, ocorrida entre os anos de 2024 e 2025. O percurso narrativo aqui apresentado consiste em registros memorialísticos dos encontros presenciais com um grupo de 13 Formadoras Estaduais, apresentando as proposições pedagógicas e saberes teórico-práticos compartilhados, além de depoimentos das formadoras participantes. Trataremos do processo que se desenvolveu entre a equipe de Coordenação Estadual e as Formadoras Estaduais (FEs), ao longo da efetivação de sete encontros presenciais. Tais momentos compuseram a exploração e o estudo do conteúdo do curso, assim como a preparação para as FEs ministrarem a formação juntamente às Formadoras Municipais (FMs). Como resultado, indica a potencialidade de um programa de formação docente tecido por interlocutores plurais, com experiências alargadas e interesses comuns acerca das infâncias e seu direito às culturas do escrito.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.
BAPTISTA, Mônica Correia; AMARAL, Mariana Parreira Lara do; SÁ, Alessandra Latalisa de; Petrovich, Camila. Bebeteca: construindo pontes entre Universidade, crianças pequenas e literatura. In: NOGUEIRA, Gabriela Medeiros (org.). Práticas de leitura: um mosaico de experiências em diferentes países. Curitiba: CRV, 2022. p. 247-265.
BAPTISTA, Mônica Correia. A Linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Brasília, DF: MEC, 2010. p. 1- 17. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6790-alinguagemescrita&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 abr. 2025.
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 05/2009: fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasíllia: MEC/CNE/CB, 2009.
Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 12 abr. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer Nº. 20/2009: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasíllia: MEC/CNE/CB, 2009a. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 12 abr. 2025.
CASTRILLÓN, Silvia. Biblioteca na escola. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2024.
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
JOLIBERT, Josette et al. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2006.
KRAMER, Sonia. Educação como resposta responsável: conhecer, acolher e agir. Campinas: Papirus, 2021.
MUNANGA, Kabengele. (Apresentação) In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 15-20.
PIAUÍ, Juliana. Literatura negra para as infâncias no Brasil. In: LICÁ, Márcia (org.). Infâncias e leitura: presenças negras e indígenas na Literatura Infantil. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2024. p. 36-82.
REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: as vozes e narrativas que nos constituem. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linhas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.