Ler e escrever com Nietzsche e Sêneca na Educação Infantil: uma defesa da infância e da narrativa

Autores

  • Betina Schuler Universidade do Vale do Rio dos Sinos image/svg+xml
  • Tiago Almeida Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025070

Palavras-chave:

ler e escrever, educação infantil, narrativa, filosofia da educação

Resumo

Este artigo discute como a leitura e a escrita na Educação Infantil podem ser entendidas como práticas narrativas que valorizam a autoria e a criação das crianças, e não como preparação para a alfabetização formal. Com inspiração em Nietzsche e Sêneca, propõe-se uma abordagem que reconhece a infância como um espaço de experimentação estética, ética e política, em que a leitura e a escrita são envolvidas no corpo como práticas de liberdade e expressão, rejeitando-se práticas utilitárias e moralizantes. A Educação Infantil é vista como um momento presente e vital em que as práticas de leitura e escrita podem construir culturas, linguagens e modos de subjetivação das crianças, promovendo a criação de sentidos em múltiplas perspectivas.

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Publicado

16-12-2025

Como Citar

SCHULER, Betina; ALMEIDA, Tiago. Ler e escrever com Nietzsche e Sêneca na Educação Infantil: uma defesa da infância e da narrativa. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 70–81, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025070. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/28299. Acesso em: 17 dez. 2025.