Ler e escrever com Nietzsche e Sêneca na Educação Infantil: uma defesa da infância e da narrativa
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826622025070Palavras-chave:
ler e escrever, educação infantil, narrativa, filosofia da educaçãoResumo
Este artigo discute como a leitura e a escrita na Educação Infantil podem ser entendidas como práticas narrativas que valorizam a autoria e a criação das crianças, e não como preparação para a alfabetização formal. Com inspiração em Nietzsche e Sêneca, propõe-se uma abordagem que reconhece a infância como um espaço de experimentação estética, ética e política, em que a leitura e a escrita são envolvidas no corpo como práticas de liberdade e expressão, rejeitando-se práticas utilitárias e moralizantes. A Educação Infantil é vista como um momento presente e vital em que as práticas de leitura e escrita podem construir culturas, linguagens e modos de subjetivação das crianças, promovendo a criação de sentidos em múltiplas perspectivas.
Downloads
Referências
ANDRUETTTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2013. p. 223-230.
DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Trad. José Marcos Macedo. Folha de São Paulo. São Paulo, Caderno Mais! 17 jun., 1999. p. 4-5.
KOHAN, Walter. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: de como a gente se torna o que a gente é. Porto Alegre: L&PM, 2013.
SÉNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2018.
SOUZA, Ricardo Timm de. Crítica da razão idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e sobrevivência. Porto Alegre: Zouk, 2020.
VELASCO, Cristiane. Histórias de boca: o conto tradicional na educação infantil. São Paulo: Panda Books, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linhas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.