Aprendendo a entender um romance através das lentes do sistema narrativo-personagem

Autores

  • Sandrine Di Iorio Universidade de Genebra
  • Glaís Sales Cordeiro Universidade de Genebra

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826612025140

Palavras-chave:

compreensão em leitura, sistema narrativa-personagens, reflexão, letramento, educação básica

Resumo

O nível de familiaridade com textos é bastante variável de acordo com o nível sociocultural dos alunos, podendo influenciar suas capacidades de leitura. Reduzir as desigualdades, proporcionando o prazer de ler nos alunos, em conformidade com as exigências do programa escolar, constitui, portanto, um objetivo essencial para qualquer docente. Alunos de 8 a 12 anos de idade que frequentam o Ensino Fundamental em escolas públicas de Genebra (Suíça) são capazes de decodificar textos sem grandes dificuldades, mas nem sempre os compreendem. Buscando abordagens eficazes e motivantes, apresentamos, nesta contribuição, um dispositivo didático de compreensão em leitura de um livro de literatura juvenil, experimentado em sala de aula com uma turma de 7° ano (10-11 anos). Fornecemos um breve panorama desse dispositivo, comentando as modalidades de realização de uma de suas principais atividades, dando também alguns exemplos que ilustram as possíveis aprendizagens realizadas pelos alunos graças a esta. Concluímos com alguns comentários a respeito do ensino e da aprendizagem da compreensão em leitura com base nessa experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2025

Como Citar

DI IORIO, Sandrine; CORDEIRO, Glaís Sales. Aprendendo a entender um romance através das lentes do sistema narrativo-personagem. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 140–166, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025140. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27679. Acesso em: 1 set. 2025.