Aprendendo a entender um romance através das lentes do sistema narrativo-personagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826612025140Palavras-chave:
compreensão em leitura, sistema narrativa-personagens, reflexão, letramento, educação básicaResumo
O nível de familiaridade com textos é bastante variável de acordo com o nível sociocultural dos alunos, podendo influenciar suas capacidades de leitura. Reduzir as desigualdades, proporcionando o prazer de ler nos alunos, em conformidade com as exigências do programa escolar, constitui, portanto, um objetivo essencial para qualquer docente. Alunos de 8 a 12 anos de idade que frequentam o Ensino Fundamental em escolas públicas de Genebra (Suíça) são capazes de decodificar textos sem grandes dificuldades, mas nem sempre os compreendem. Buscando abordagens eficazes e motivantes, apresentamos, nesta contribuição, um dispositivo didático de compreensão em leitura de um livro de literatura juvenil, experimentado em sala de aula com uma turma de 7° ano (10-11 anos). Fornecemos um breve panorama desse dispositivo, comentando as modalidades de realização de uma de suas principais atividades, dando também alguns exemplos que ilustram as possíveis aprendizagens realizadas pelos alunos graças a esta. Concluímos com alguns comentários a respeito do ensino e da aprendizagem da compreensão em leitura com base nessa experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linhas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.