Discurso e ideologia no “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”: governança em rede e os desafios da privatização na educação na formação de alfabetizadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826612025114

Palavras-chave:

política educacional, discurso, ideologia

Resumo

Este artigo discute o caráter discursivo-ideológico enunciado com a instituição do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA, considerando os modos como o discurso oficial se materializa na/pela atuação da referida política em ação, em cada uma das etapas iniciais da educação básica. Para os anos iniciais do ensino fundamental a implementação do CNCA tem sido realizada pelas redes de ensino na relação público-privado, com a gestão do eixo formação por parte dos institutos e empresas privadas. Na educação infantil, o eixo formação se materializa no reestabelecimento da parceria entre MEC-Redes-Universidades, em que estas últimas são as responsáveis pela formação dos professores dos grupos de quatro e cinco anos. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos do ciclo de políticas de Ball, dos estudos sobre discurso e ideologia amparados em Bakhtin e Volóchinov, bem como nos “moldes” de uma Etnografia de Rede proposta por Avelar e Ball, lançou-se o olhar para os documentos que instauram o CNCA, observando-se como tais discursos ideologicamente diferem entre si e qual a lógica argumentativa que assegura a diferença na organização e gestão de uma política que se “desdobra” em duas, que instaura explicitamente, em nível nacional, o atravessamento de uma mudança de noção de governo para de governança em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, Michel W. Educating the 'right' way: markets, standards, God, and inequality. 2nd ed. New York: Routledge, 2006.

APPLE, Michel W. Ideology and curriculum. 3rd ed. New York: Routledge, 2004.

AVELAR, Marina; BALL, Stephen J. Etnografia de rede: mudanças de perspectivas, abordagens e métodos para analisar a nova governança educacional. In: BALL, Stephen MAINARDES, Jefferson (orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2024. p. 19-45.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 99-116, 2001.

BALL, Stephen J.; OLMEDO, Antonio. Cuidado de si, resistência e subjetividade sob governamentalidades neoliberais. Critical Studies in Education, [s. l.], v. 54, n. 1, p. 85-96, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17508487.2013.740678. Acesso em: 01 jun. 2025.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette; HOSKINS, Kate. Policy subject and policy actors in schools: some necessary but insufficient analyses. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, [s. l.], v. 32, n. 4, p. 611-624, 2011a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233202724_Policy_subjects_and_policy_actors_in_schools_Some_necessary_but_insufficient_analyses. Acesso em: 01 jun. 2025.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette; HOSKINS, Kate. Policy actors: doing policy work in schools. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, [s. l.], v. 32, n. 4, p. 625-639. 2011b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232870259_Policy_actors_Doing_policy_work_in_schools. Acesso em: 01 jun. 2025.

BARBER, Michael. Instruction to deliver: fighting to transform Britain's public services. Londres: Methuen, 2007.

BEVIR, Mark. Governança democrática: uma genealogia. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 19, n. 39, p. 103-114, jun. 2011.

BRASIL. Portaria MEC nº 85, de 31 de janeiro de 2025. Institui o programa de formação continuada leitura e escrita na educação infantil - pro-LEEI no âmbito do compromisso nacional criança alfabetizada. Brasília, DF: MEC, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/ Demanda1614PORTARIAMECN85DE31DEJANEIRODE2025.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

BRASIL. Coleção leitura e escrita na educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016.

BRASIL. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.556-de-12-de-junho-de-2023-489126833. Acesso em: 01 maio 2025.

BRASIL. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, DF: MEC, [2024a]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/institucionais/compromisso-nacional-crianca-alfabetizada.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

BRASIL. Orientações para a formulação e implementação das estratégias de formação continuada no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, DF: MEC, [2024b]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/pdf/orientacoes_formacao_continuada.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC: SEALF, 2019.

BRASIL. Orientações sobre o desenho da governança e o funcionamento do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, DF: MEC, 2024c. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/pdf/703.OrientaesCeeced.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

BRASIL. Portaria nº 503, de 28 de maio de 2020. Institui a Política de Governança do Ministério da Educação - MEC e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-503-de-28-de-maio-de-2020-259143588. Acesso em: 01 maio 2025.

BRASIL. Projeto de Lei nº 2.614, de 2024. Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. Brasília, DF: MEC, 2024d. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2443432&filename=PL%202614/2024. Acesso em: 01 maio 2025.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 jun. 2025.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: novas direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GIROUX, Henry. A. Teoria e resistência em educação: uma pedagogia para a oposição. 2. ed. São Paulo: Vozes, 1986.

HOSTINS, Regina Célia Linhares; ROCHADEL, Olívia. Contribuições de Stephen Ball para o campo das políticas educacionais. Revista on line de Políticas e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 61-84, jan./abr., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11947. Acesso em: 01 jun. 2025.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LEITE, Carlinda. Por uma escola curricularmente inteligente. Porto: Edições ASA, 2003.

MAINARDES, Jefferson.; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Sthephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, 2009.

MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2005. p. 167-176.

MUNIZ, Darluce A. de Queiroz; SILVA, Marcelo S. Pereira; LEAL, Lyvia Fernanda; BORGES, Raquel Silva. Neoliberalismo e educação: origem, movimento e resistência. Revista de Estudos Interdisciplinares, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 70-88, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.589. Acesso em: 01 maio 20205.

SANTOS, Adriana Cavalcanti. LEITE, Carlinda. Políticas Curriculares em Portugal: fronteiras e tensões entre prescrição, autonomia e flexibilidade. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 836-856, set./dez. 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/162557749.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

SANTOS, Adriana Cavalcanti; LEITE, Carlinda. Professor agente de decisão curricular: uma scriptura em Portugal/The Teacher as an Agent of Curricular Decision: A Policy in Portugal, Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, [s. l.], v. 13, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/files-articulos/MAGIS/13(2020)/ 281068067009/index.html. Acesso em: 01 maio 2025.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

VAN DIJK, Teun A. O poder do discurso. Amsterdam: John Benjamins, 2001. Disponível em: https://ppgletras.ufv.br/wp-content/uploads/2021/10/Artigo-Teun-van-Dijk-Discurso-e-Manipulacao-2008.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

VIEIRA FILHO, Vanderlei José Valim; GONÇALVES, Fábio Peres. Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e87137, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0411.87137. Acesso em: 01 maio 2025.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

29-08-2025

Como Citar

SANTOS, Jânio Nunes dos; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; MARINHO, Paulo. Discurso e ideologia no “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”: governança em rede e os desafios da privatização na educação na formação de alfabetizadores. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 114–139, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27677. Acesso em: 1 set. 2025.